HomeNotíciasStartup Day 2020 debate Sociedade 5.0 e Cenários Futuros para plateia de...

Startup Day 2020 debate Sociedade 5.0 e Cenários Futuros para plateia de 4 mil pessoas

A palestra “Cenários futuros e sociedade 5.0”, já assistida por mais de 4 mil pessoas nos canais do Startup Day 2020, contou com a participação dos especialistas Martha Gabriel e Gil Giardelli, ambos referências no país em inovação, tecnologia e futurismo.

Com a mediação da analista do Sebrae, Leandra Costa, os convidados debateram as transformações e os impactos trazidos pela tecnologia na sociedade e as principais tendências para o futuro. A palestra encerrou a programação do evento realizado pelo Sebrae e considerado um dos mais importantes do país voltados à inovação.

Durante o debate, o público teve a oportunidade tirar dúvidas e conhecer mais sobre os conceitos de sociedade 5.0, tecnologia 5G, benefícios da IA na vida das pessoas e o impacto das transformações trazidas pela tecnologia para o mundo dos pequenos negócios.

De acordo os especialistas, a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital que já vinha acontecendo. Segundo Martha Gabriel, os empresários que possuem um negócio estruturado no ambiente físico precisam repensar seu modelo de negócio.

Startup Day 2020
Foto: Visual Hunt

“Os pequenos negócios tradicionais precisam ser mais flexíveis. Além disso, se quiserem manter o negócio físico após a quarentena, é preciso investir na experiência do cliente”, analisou. Para Giardelli, a criatividade transformada em inovação é fundamental para os empreendedores. Ele apresentou vários exemplos de negócios, fora do Brasil, que conseguiram se destacar mesmo durante a pandemia. “Não tem só live de músicos na internet. É preciso se reinventar”, destacou.

Partes do debate na Startup Day 2020-06-01

Qual são as oportunidades no mundo dos negócios, levando em consideração o futuro e as tendências do ser humano como centro da sociedade?

Martha Gabriel: Quando se fala em tendências de comportamento, vemos que foi uma exigência ser ágil e inovar, o que as startups já fazem, mas gostaria de destacar a importância da colaboração. A gente que trabalha com transformação digital sabe que não existe sucesso em ambientes complexos sem colaboração. Fica a dica para os pequenos negócios da importância de ter sócios que podem colaborar com o negócio e não apenas um dono. Quanto a tendências tecnológicas para o futuro, ainda estamos no começo e a capacitação é fundamental. Estamos vendo que as pessoas que fazem trabalho intelectuais foram menos impactados pela quarentena e que também está havendo uma mudança nas formas de trabalho.

Gil Giardelli: Eu acredito que estamos na Era do Conhecimento e que já passamos da Era Digital. Sua vida é considerada rica pelo conhecimento que você tem. O que acontece é que quando temos um grande movimento a gente observa milhões de pessoas que optaram por não saber, o que chamamos de “paixão pela ignorância”. Então a gente vê esse mundo que está em convulsão e que o diferente não consegue conversar. Para o mundo dos negócios, as pessoas vão querer comprar valores e experiências”.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais