Um novo estudo apontado pelo velocÃmetro Speedtest apontou a condição atual da internet no território nacional. O Brasil está no lugar de número 74 em acesso por dispositivo móvel e no posto 49 em banda larga fixa, quando se leva em conta o quadro geral do mundo.
O panorama melhor quando se leva em consideração a América Latina, já que o paÃs sobe para terceiro lugar e segundo nos dois estilos de acesso, respectivamente. Os dados revelados pela companhia especializada Ookla engloba informações do primeiro trimestre do ano. Além disso, esses dados também mostram a condição da internet nas maiores cidades.
Internet móvel no Brasil
Para compreender o lugar brasileiro no ranking móvel, é preciso lembrar que a média global de download neste item foi de 53 Mb/s, enquanto o Brasil ficou em 32,41 Mb/s. Na América Latina, o paÃs que chama a atenção é o México e a Argentina, locais que superam o Brasil, em terceiro.
Em quanto as cidades mais populosas do paÃs, o estudo destacou a situação de São Paulo, que possuiu a maior velocidade média de download móvel durante o primeiro trimestre de 2021: 22,81 Mb/s. Na sequência, a lista brasileira conta com Rio de Janeiro (21,91 Mb/s), BrasÃlia (21,08 Mb/s), Fortaleza (18,77 Mb/s) e Salvador (17,59 Mb/s).
Banda larga fixa no Brasil
Quando se fala de internet banda larga fixa, os dados indicam a liderança da Vivo, enquanto a Claro e Oi fecham as três melhores. A avaliação trouxe inúmeros panoramas, um deles mostrou uma evolução considerável da banda larga em comparação com os dados do ano passado.
Isso porque o crescimento foi de quase 70% em relação ao desempenho de 2020, de acordo com a companhia. Além disso, o investimento em fibra ótica (na modalidade FTTH) tende a ser o principal fator para esse resultado tão expressivo em um espaço de tempo reduzido.