Por que sua loja virtual precisa ter atenção no SEO?

Investir em marketing online para atrair visitantes para loja virtual é uma parte importante para que a loja tenha sucesso a longo prazo. E, para isso, o SEO é uma fonte contínua e de qualidade de tráfego orgânico.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que traduzindo seria Otimização para Motores de Busca. As estratégias de SEO possuem o objetivo de aumentar os números de vezes em que sua loja virtual é encontrada na ferramenta do Google.

Palavra-chave para e-commerce

Para um blog, as palavras-chave devem ser focadas em temas de interesse do público e resumir o conteúdo da página. Já para o e-commerce, as palavras-chave, também, precisam ser relevantes para o público, mas precisam descrever os produtos vendidos nas páginas. A intenção no e-commerce é capturar o interesse dos consumidores que procuram por determinado produto ou serviço em um buscador.

Há muitas técnicas que são usadas em sites e blogs e que servem para lojas virtuais.

Vantagens da otimização para as lojas virtuais

O uso de palavras-chave ajuda a posicionar um e-commerce nas primeiras colocações do Google. As técnicas de SEO podem colocar uma loja no topo das buscas orgânicas do Google. É importante ter sempre em mente que podem se passar meses até conseguir alcançar as primeiras referências do buscador. Ter mais visitas orgânicas indica um menor custo por lead, por aquisição de cliente e maior retorno do investimento. 

A otimização traz um tráfego qualificado, em que, só pessoas interessadas nos conteúdos e ofertas, chegam ao site. Ele, também, aumenta a credibilidade de uma marca no mercado, pois quando um site aparece na primeira página de resultados de pesquisa, o consumidor tende a acreditar que é importante e confiável.

Além de dar o que o público pesquisa no motor de busca, a otimização oferece uma navegação agradável pela internet em todos os dispositivos, com conteúdo único e importante, carregamento rápido, etc.

Otimização de ecommerce para mecanismos de busca

Como otimizar o SEO para um e-commerce?

Primeiro, é importante lembrar que o conteúdo é quem informa, vende, ensina e entretém o público. Não adianta ter ótimo design ou preços atrativos se o conteúdo for pobre e desinteressante para os visitantes. É vital ter páginas completas e com muitas informações que respondam às dúvidas dos consumidores e mantenha-os mais tempo no site.

Quando o conteúdo consegue resolver o problema de alguém que buscava resolver algo, sendo útil e valioso, ele tem maiores chances de ser compartilhado espontaneamente. Dessa forma, o tráfego para o site aumenta, obtém mais links de outros domínios, o que é uma das coisas mais importantes que um buscador, como o Google, leva em conta para posicionar melhor as páginas no ranking.

A busca precisa de uma palavra-chave relevante que possua um alto volume de buscas mensais e que seja de interesse do público-alvo. O termo deve aquele que é bastante usado para pesquisas pelo público. A falta de uma concorrência alta, é muito bom, pois quando a disputa pela palavra-chave é muito utilizada, subir na classificação do ranking se torna um processo lento. As palavras-chave específicas, ou de cauda longa, devem ser usadas para gerar um tráfego mais qualificado para as páginas do e-commerce.

As palavras-chave devem ser distribuídas em várias partes da página, como texto, subtítulos, imagens e URLs. Porém, os títulos precisam de um destaque devido ao seu poder no fator de ranqueamento.

O texto da tag <title> é que aparece nos resultados de busca do Google, sendo o primeiro contato da loja com o cliente interessado em alguma oferta ou conteúdo. O título, também, é uma das primeiras coisas que o Google analisa para saber do que se trata uma página.

Os títulos devem ser otimizados com a inserção da palavra-chave da página mais à esquerda e descrevendo mais algum detalhe do produto ou conteúdo que faça o público clicar e acessar.

O e-commerce aproveita as imagens para descrever e vender seus produtos e, por isso, também, devem ser otimizadas. O Google lê as imagens como códigos para entender o que cada uma representa. Nesse caso, é preciso usar as tags <alt> e <src> para falar sobre o conteúdo da imagem. Assim, poderá ganhar posições nas buscas globais e, principalmente, nas de imagens.

Bem, em breve falaremos mais sobre técnicas de SEO para ecommerce aqui. Por ora, o que você achou das dicas deste post?

O QUE VOCÊ ACHOU DESTE TEXTO?

Please enter your comment!
Please enter your name here