Qualquer PME (pequena e média empresa) ou profissional que queira trabalhar seriamente a sua comunicação deve conhecer as possibilidades oferecidas pelo marketing de conteúdo.
Com um pouco de pesquisa na internet, rapidamente se encontram histórias e relatos de empresas que saíram do quase anonimato para um faturamento que nunca haviam experimentado.
No entanto, antes de qualquer menção à relatos deste tipo, vale salientar que o marketing de conteúdo é uma estratégia de médio/longo prazo, onde o empreendedor deve estar ciente de um período de investimento antes que os resultados apareçam.
Entendido isso, não há porque dizer que essa não seja uma das melhores – senão a melhor – estratégias de marketing digital. Se você está disposto a investir seu tempo ou dinheiro em marketing de conteúdo, vá em frente. Vale muito a pena!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em criar conteúdo valioso e distribuir isso gratuitamente para atrair seus clientes em potencial.
Depois de ter uma audiência, você deve colocar os meios necessários para criar um relacionamento com essas pessoas e fazer com que voltem. Em resumo, trata-se de oferecer algo valioso para o mercado antes de pedir qualquer coisa em troca.
Quando você cria conteúdo útil e gratuito no seu nicho, você gera confiança, credibilidade e autoridade. Aqueles que vêem seus vídeos no YouTube hoje, amanhã, podem se tornar seus clientes.
Se você olhar, é o oposto da publicidade tradicional. Não consiste em chegar ao cliente por terra, mar e ar para vender algo à ele. A chave é criar conteúdo útil e colocar todos os recursos para que seus clientes em potencial o encontre.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?
O principal benefício, que você já conhece, é que permite que você consiga clientes. Mas há mais vantagens:
- Você constrói uma relação mais sólida com seus clientes.
- Você alcança pessoas que estão realmente interessadas no que você oferece, sem incomodar os outros.
- Você se diferencia da concorrência através da autoridade que conquista.
- Fortalece sua imagem e sua marca
- Você recebe feedback que permite melhorar.
- Você se posiciona melhor nos motores de busca.
Que tipo de conteúdo posso produzir?
Você pode criar conteúdos de vários tipos, a lista é infinita. Aqui estão alguns exemplos:
- livros eletrônicos (e-books)
- Vídeos
- Guias práticos
- Artigos
- Cursos
- Podcasts
- Infográficos
- Revistas
- Newsletters
- Jogos
Como você vê, existem muitos e todos os dias nascem novos formatos que expandem essa lista.
Está criando conteúdo suficiente?
Criar conteúdo e sentar para esperar que aconteça não funciona. Não importa quão grande seja o que você publica. Para obter um público fiel e de qualidade, você precisa colocar um pouco de gasolina no seu conteúdo. Que tipo de gasolina?
- Blog com boa experiência do usuário
- Transmissão em redes sociais
- Email marketing
- SEO
- Relacionamento com influenciadores
- O marketing de conteúdo é o primeiro passo.
Qual a função do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é apenas a primeira parte: atrair! Depois de ter atraído seu público, você deve trabalhar todo o processo para converter essas pessoas em clientes e até em promotores de sua empresa.
Posso fazer marketing de conteúdo sozinho? Você pode, mas talvez você não deva. O marketing de conteúdo é apenas uma das pernas da mesa. Se você não apoiar com outras ações, sua comunicação será manca. Então, se puder investir na produção de conteúdo, certamente terá mais tempo pra gerir seu negócio e as demais atividades que precisam ser acionadas para que o conteúdo disponibilizado gere efeitos.
Todavia, se não puder investir e precisar você próprio desenvolver o conteúdo que irá disponibilizar, estude sobre produção de conteúdo para marketing digital, copywrite, criação de blogs, produção de vídeos e mãos à obra!
Certifique-se de que a produção de conteúdo seja apenas uma etapa do seu plano estratégico de marketing de conteúdo e preste atenção na hora de planejar as demais etapas, como divulgação do conteúdo, otimização para mecanismos de busca, impulsionamento, monitoramento de engajamento, etc. Não importa apenas produzir bom conteúdo, é preciso que seu público o consuma.
Além das ações citadas acima, existem muitas outras que ajudarão você a concluir seu plano de divulgação:
Ações off-line, campanhas publicitárias, networking e alianças estratégicas são mais algumas delas.
Razões pelas quais o marketing de conteúdo falha
Como todo plano está fadado a ser testado no campo de batalha, mesmo que siga a boa cartilha do marketing de conteúdo, ainda assim os resultados podem não ser o que você esperava. Então analise tudo o que fez e tente novamente. Na internet, ganha o jogo quem tem mais paciência para testar, testar, testar e testar…
Abaixo segue algumas das principais razões pelas quais o marketing de conteúdo pode falhar. Em outras palavras, se você não sabe onde está errando, comece por essa lista abaixo:
- Você não definiu bem o seu objetivo
- Você não dá suporte ao conteúdo com outras ações
- Você não é diferente da concorrência
- Você não conhece bem o seu público
- Você não é constante
- Você não cuida do design
- Você não publica conteúdo de interesse
E então, você tem alguma experiência com o marketing de conteúdo para me contar? Aguardo seus comentários abaixo.