O que é e como funciona um funil de vendas?

“Funil de conversão” ou “funil de vendas” já ouviu falar? Parece ser algo complexo. Mas é mais simples do que parece, não tenha medo! Descubra o que é um funil de vendas e como você pode usar para otimizar o gerenciamento de sua empresa.

Qual é o funil de vendas?

O funil de vendas é chamado de “funil” porque a intenção final é que os usuários que acessam seu website acabem se tornando clientes à medida que passam por esse suposto funil.

Infelizmente, nem todos os usuários que visitam seu website se tornam compradores, mas criar um bom funil de vendas aumentará as chances de isso acontecer. 

O funil de conversão ajuda você a simplificar o processo de conversão de um novo contato em um cliente e também ajuda você a: 

– Automatizar 

– Localizou as pessoas que você sabe que podem estar interessadas em seu serviço ou produto 

– Economizar tempo no processo de vendas

É muito provável que o cliente precise de múltiplos impactos comerciais para chegar à decisão de comprar um produto específico. O processo de vendas requer uma fase de atração que deve ser seguida por uma fase de atenção que nos fará ganhar a confiança de nossos futuros clientes.

Funil de conversão de vendas

Como fazer um funil de vendas?

Etapas do funil de vendas:

 1. Consciência 

O funil de vendas começa no momento em que o usuário está ciente da existência de sua marca. Ele pode conhecer sua marca visitando seu site, blog ou lendo em redes sociais. 

2. Interação

A segunda etapa do funil de vendas seria quando esse usuário interagisse com sua marca. É quando você deve se mover e tentar obter os dados pessoais (e-mail, por exemplo) dos usuários. Suas ações devem ser focadas em capturar seu interesse para conseguir seu contato, no caso, o e-mail. Se você tiver dificuldade em conseguir isso, aconselha-se aprender sobre estratégias de captura de leads. Essas estratégias lhe ensinarão como conseguir mais inscritos.

 3. Decisão: mostrar valor acrescentado

Depois de coletar os dados, será hora de iniciar a estratégia de marketing por e-mail (ou a estratégia de comunicação mais adequada à sua estratégia!). É aqui que você deve usar todas as suas armas e fazer com que o visitante do seu site ou rede social confiem em você, que entenda que você é o especialista de que ele precisa.

4. Conversão

Esta última etapa do funil de marketing dá origem ao que você esperava desde o início: que o usuário decida comprar de você. O fechamento da venda dependerá de como você preparou a estratégia e de como você acompanhou as perspectivas através das diferentes etapas do funil de vendas.

5. Métricas

Como você pode saber a conversão que você teve? Imagine que um total de 100 pessoas entre no funil de vendas e apenas 5 pessoas se tornem clientes, pois, nesse caso, sua conversão será de 5%. Fácil, certo?

Certo, mas este é apenas um simples cálculo de como você pode transformar suas vendas em dados e como isso conseguir ainda mais vendas. No exemplo acima você descobriu que tem uma conversão de 5% do seu tráfego em clientes. Mas qual seu tícket médio, qual o seu retorno por investimento, qual o seu custo por clic ou por view? Bem, se estudar e se dedicar à colher essas métricas do seu trabalho, certamente surgirão aos seus olhos várias estratégias que poderá utilizar pra vender novamente para seus clientes ou mesmo recuperar parte do tráfego que não comprou e fazer-lhe comprar pela primeira vez de você.

6. Remarketing

Baseado nas métricas você pode agora fazer o remarketing para quem já visitou seu site. O remarketing é uma estratégia avançada onde, através da tecnologia de captação de dados de navegação de usuários, você poderá anunciar novamente para alguém que já teve interesse em seu produto ou serviço. Nos artigos a seguir, certamente teremos um artigo específico sobre remarketing…

Se você desenvolveu com sucesso todas as etapas anteriores, é muito provável que o seu funil lhe gere bons frutos e que seu lead lhe dê atenção, escolha o produto e feche a compra. Como você pôde verificar durante a sequência do funil de conversão, é totalmente normal que o usuário precise conhecer sua marca antes de pular de cabeça para fazer a compra. Por isso, é tão importante focar em desenvolver um bom funil antes de simplesmente tentar empurrar um produto no visitante do seu site.

E você, o que sabe sobre funil de vendas e conversão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here