Twitter
RSS
Facebook

Encare os negócios online com uma mentalidade empreendedora

No artigo de hoje eu vou mostrar como você precisa encarar o empreendedorismo digital, se deseja ter sucesso nessa área. E pra isso, eu vou falar como eu próprio o encaro. Em primeiro lugar, preciso dizer que não acredito que alguém sem nenhuma experiência consiga vir a ganhar dinheiro na internet do dia para a noite. Quero dizer, com 2, 3 meses de trabalho, ou mesmo um ano… Isso mesmo: um ano! Não se desanime, não é isso que quero que aconteça.

Não pretendo lhe desencorajar. Mas, acredite, pode ser que daqui a um ano você ainda não esteja tendo nenhum retorno financeiro na internet. É verdade, mas, se tiver aprendendo, tirando lições dos fracassos, tentando adquirir habilidades, é isso que vale… “Tá bom, chega de balela, Marco. Que conversa fiada é essa de passar tanto tempo apenas aprendendo, sem ganhar dinheiro nenhum…!!?”

Bem, amigo, isso realmente não é algo bom e eu próprio não gostei – sim, levei bem mais que um ano pra ter algum retorno significativo. A única coisa que me consolou foi saber que advogados passam quatro anos, médicos passam seis e eu próprio passei um bom tempo na faculdade de publicidade – tendo que pagar horrores para aprender – antes de estar capacitado a cair em campo em busca de ganhar algum dinheiro com o aprendizado que acumulei.

Note que eu falei “cair em campo”. Isso mesmo, pois quando terminei a faculdade não tinha garantia nenhuma de que teria alguma receita proveniente do diploma. E isso é o que acontece aos médicos, advogados, engenheiros, etc. O diploma é só uma carta de recomendação para ajudar o sujeito a ganhar dinheiro. Mas, se ele vai ganhar ou não, são outros quinhentos.

Ganhar Dinheiro

Tenha a mentalidade empreendedora para ganhar dinheiro

Então, se você vai ganhar dinheiro ou não na internet, também são outros quinhentos. A questão é: se você deseja isso, então tem que correr atrás disso. E passar um ano, dois, três, em busca de seu objetivo, é só um detalhe.

Eu, por exemplo, preferiria ganhar ganhar dez mil por mês na internet a ganhar vinte mil como médico, ou seja, a questão para mim não era “ganhar dinheiro”, mas sim ganhar dinheiro dessa forma, online, na forma de renda passiva. Por isso os obstáculos se transformaram em meros passos que eu sabia que precisava dar.

E por esse objetivo eu faria qualquer esforço, mesmo que na altura que decidi isso eu não soubesse nada sobre negócios online. E não tenho dúvida de que os melhores profissionais da honrada profissão que é a medicina também pensam assim. Com certeza eles prefeririam ganhar mil reais como médicos a ganhar cem mil na internet.

E é justamente isso que diferencia os melhores dos “mais ou menos”: os melhores desejam ser médicos e não ganhar dinheiro. Estudam muito porque querem saber como ser um bom médico e, consequentemente também se tornam os que ganham mais dinheiro. E é assim que você deve pensar.

Você deve desejar ser um empreendedor digital, deve desejar gozar de toda liberdade e estilo de vida que esse tipo de profissão proporciona e, assim, o dinheiro será uma consequência. Então, não ache que é balela quando falo que o importante é aprender, experimentar, desenvolver habilidades. Isso faz parte.

Se o seu objetivo é tornar-se um empreendedor online, a própria caminhada será um prazer pra você. Aprender, experimentar, desenvolver as habilidades de empreendedor da web serão por si só um prazer imenso, tal qual ganhar dinheiro. Agora, se seu objetivo é apenas ganhar dinheiro, talvez o máximo que consiga seja uma coleção de frustrações.

Como ganhar dinheiro rápido na internet

Então, agora que já entendeu a mentalidade que precisa ter, é hora de saber o tempo que precisa esperar. E a metáfora que vou utilizar pra lhe dizer isso é ess: “fruta saborosa é fruta madura”. Sim, você entendeu que tem que dar tempo ao tempo, certo!? Mas eu usei como exemplo uma metáfora “vegetariana” para tentar definir o mais precisamente a mentalidade que eu tenho em relação aos meus empreendimentos na internet.

Eu penso neles como *SEMENTES* que eu planto, vou regando, adubando, podando, até que finalmente se transformam em árvores que me dêem frutos. Ao meu ver, os negócios online devem ser pensados como algo de médio/longo prazo. Inclusive, por vários motivos técnicos. Como trabalho praticamente com SEO e não publicidade paga, sei que um dos critérios do Google é o tempo do domínio.

Assim, por mais que eu produza bom conteúdo, consiga bons backlinks, otimize meus sites, eu sei que todo esse conjunto demanda algum tempo para posicionar-se firmemente nas primeiras posições dos mecanismos de busca e venha a conseguir um bom volume de tráfego orgânico. Minha estratégia é, portanto, plantar várias sementes e ir cuidando de cada uma na medida do possível.

O bom disso é que os investimentos são mínimos para manter essa semente no solo, desde a germinação até o período produtivo. É como uma fruta literalmente: você pagará o mesmo preço para comprá-la, esteja ela verde ou madura. A questão é que só apreciará seu melhor sabor se esperar que ela amadureça.

Criar um negócio online pode ser algo quase sem custo, então não há por que se apavorar. Caso não tenha retorno rápido, não terá que arcar com altas despezas. Poderá ter o tempo que desejar para ir aperfeiçoando o empreendimento, testando novas formas de divulgação, repensando seu produto, etc, até que a “empresa” dê lucro.

Essa é a mentalidade que tenho e que penso que pode também lhe ajudar: entenda seus negócios online como árvores que você está plantando hoje e que lhe renderão os mais doces e nutritivos frutos no futuro.







4 Comentários para “Encare os negócios online com uma mentalidade empreendedora”

  1. Fernando Ramos disse:

    ótimo artigo. concordo com tudo! os negócios online deve ser encarados como negócios de longo prazo, onde você trabalha hoje e vê os resultados amanhã.

    [Responda este comentário]

    Marco Reply:

    Obrigado pelo comentário, @Fernando. Seja sempre bem vindo!

    [Responda este comentário]

  2. Gelza disse:

    Olá Marco,

    Gostei muito do seu blog, gostaria de saber se posso partilhar seus artigos, eu também começei a trabalhar com MMN, no inicio não pus muita fé não, devido muitas empresas serem laranjas.

    [Responda este comentário]

    Marco Reply:

    Olá, Gelza. Obrigado pelo comentário e fique a
    vontade para compartilhar os artigos.

    [Responda este comentário]

Deixe seu comentário