Twitter
RSS
Facebook

Como manter sua rede de blogs atualizada por freelancers

Este blog foi criado para que eu pudesse compilar algumas coisas que ando fazendo e que depois quero repetir, mas não sei onde fiz da primeira vez. Por vezes eu crio ou executo algo, anoto como tudo foi feito num bloco de nota ou num arquivo word, ou mesmo no Evernote, mas depois, quando preciso rever isso, tenho a maior trabalheira pra saber onde coloquei.

Então, vou começar a colocar algumas coisas aqui agora, pois me dou bem melhor com a estrutura do wordpress e acho que não terei problemas pra encontrar o que quer que seja. Hoje, por exemplo, vou postar umas recomendações que acabei de enviar por email para uma pessoa que acabou de começar a escrever artigos pra mim.

Assim, além de deixar documentadas algumas recomendações que talvez eu venha precisar passar novamente no futuro, vou mostrar como é possível automatizar o treinamento de freelancers, para que mantenham seus blogs atualizados consumindo o mínimo do seu tempo.

Sempre que contrato um novo freelancer preciso mandar um email mais ou menos como esse. Aí começo a procurar numa e noutra conta de email até encontrar o último enviado e é uma dor de cabeça. Pronto! Agora é só vir aqui, copiar, colar e pronto.

Ou mandar o link do artigo por email, né!? :roll: Nota: as recomendações abaixo foram dadas para um freelancer contratado para escrever para uma rede de blogs que tenho num determinado nicho.

Um pouco de SEO para meus freelancers

Olá, Querido Feelancer. Dentre várias outras coisas, seguem algumas instruções iniciais para publicação dos artigos que contratei.

Como esses blogs estão bem estabelecidos e o que pretendo é aumentar o volume de conteúdo em todos, e não propriamente alcançar melhor rankeamento para uma determinada palavra-chave ou um grupo delas, não precisa se ater muito a detalhes.

Ou seja, o importante é escrever bons textos, relacionados em parte ao respectivo tema dos blogs, mas não vamos nos preocupar nesse momento com densidade de palavras-chave, links, âncoras, etc. Pode ir escrevendo ao seu tempo e conforme as instruções abaixo que dará certo.

1 – O blog principal é o blog123.com e, juntamente com todos os demais desse nicho, ele serve para gerar tráfego para a lojaxyz.net. Mas, os blogs secundários tem uma outra função. Além de gerar tráfego para a loja, eles existem como estratégia de apoio para o posicionamento do blog principal, o blog123.com. Então, tenha em mente que sempre que tiver um assunto ou notícia “quente”, ela deve ser postada primeiro no blog123.com, certo?

2 – Por ser o principal, ele deve ser atualizado diariamente. Então, dentro da quantidade de artigos contratados, ao menos um deles deve ser postado no blog principal.

3 – Você pode escrever mais de um artigo sobre o mesmo tema, desde que com frases e palavras diferentes. E, nesse caso, o ideal é que ele seja postado primeiro no blog123.com e dois ou três dias depois venha a ser postado num dos outros blogs, afim de que fique caracterizado que “outros sites” estão usando o blog123.com como fonte de conteúdo.

4 – Tente quebrar os textos com subtítulos. E coloque esses subtítulos entre as tags H2. Isso indica ao Google que esse subtítulo tem importância de segundo grau dentro do artigo. Então coloque palavras importantes nesses sub-títulos. Deve ser assim:

<h2>Subtítulo com palavra-chave</h2>

É preciso que o editor do wordpress esteja no modo html para que isso funcione corretamente.

5 – Como falei, não sejamos muito detalhistas, mas, sempre que possível, coloque em cada bloco de texto uma palavra-chave em negrito e um link relevante. A maior parte desses links deve ser interno, ou seja, apontando para páginas dentro do próprio blog. Essas palavras em negrito devem ser relacionadas ao tema central do artigo. Os links também, porém apontando para um post anterior. Não coloque mais de um link ou palavra-chave por bloco de texto.

6 – Nunca coloque links do blog123.com para nenhum outro site (isso fica por minha conta). E só coloque links dos outros blogs para o blog123.com se os artigos tiverem o mesmo teor.

7 – Quando for colocar links internos em qualquer blog, use o Google como auxílio. Por exemplo, se você está escrevendo um artigo sobre “ganhar dinheiro” para ser postado no blog123.com, então vá no google e busque assim:
Pesquisa ganhar dinheiro

O Google vai mostrar qual a página que está melhor ranqueada para a palavra “ganhar dinheiro” dentro do blog123.com – caso já exista essa palavra no blog, claro. Isso vale para qualquer um dos blogs.

8 – Lembre-se de deixar os artigos como “rascunhos”, para que eu possa dar uma olhadinha antes de publicá-los. Pelo menos agora no início, ok!? Qualquer dúvida, tente tirá-la também no Google e, em último caso, me mande um email. Todas as segundas e quarta-feiras eu tento respondê-los.”

 

 

E você, o que tem feito pra levar sua vida no piloto automático?







Deixe seu comentário