Zoom insere autenticação de dois fatores para melhorar segurança do app

Com as diretrizes de isolamento social ainda vigentes no Brasil e em diversos locais mundo a fora, o Zoom segue como um dos programas mais usados tanto para questões profissionais quanto para facilitar o ensino escolar. Por isso, o aplicativo está buscando aprimorar os seus mecanismos de segurança no dia a dia.

Afinal, muita gente confiança nesse processo de videoconferência até como uma maneira de reduzir a distância de amigos e familiares nesse momento de incerteza.

Entretanto, os perfis no software ainda podem ser mais seguros. A introdução da autentificarão de dois fatores (2FA) para todas as contas tende a aprimorar ainda mais esse aspecto.

O Zoom visualiza 2FA como oferecendo uma série de benefícios além de apenas mais segurança. Para organizações em particular, o programa diz que permite maior conformidade, gerenciamento de credenciais mais fácil e custos reduzidos.

Como o recurso 2FA é gratuito, a Zoom acredita que será um benefício especial para escolas que contam com o seu serviço de vídeo para ensino remoto. Antes, eles teriam que pagar por um serviço de logon único separado.

Zoom insere autenticação de dois fatores para melhorar segurança do app
Foto: Visual Hunt

Vale salientar que a camada adicional de segurança pode vir de uma das três fontes. O primeiro é um aplicativo de autenticação como o Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP.

Como alternativa, um código único pode ser enviado via mensagem de texto SMS ou uma chamada telefônica.

Como ativar o novo processo de segurança do Zoom?

Para usar o 2FA, ele precisa ser habilitado para uma conta. Isso pode ser feito entrando no Zoom Dashboard.

Navegue até Avançado> Segurança no menu e ative a opção “Sign in with Two-Factor Authentication”.

Três opções estarão disponíveis: todos os usuários, usuários com funções específicas e usuários pertencentes a um grupo específico.

Selecione o mais apropriado para o seu caso de uso e clique em “Salvar” para confirmar as novas configurações.

Depois disso, um código será exigido como uma segunda forma de identificação para qualquer pessoa que entrar nessa conta do Zoom.

O que você achou deste artigo?