Times de futebol do Brasil conseguem mais milhões de seguidores nas mídias sociais

O retorno do Campeonato Brasileiro, em agosto, fez com que o aumento das inscrições nas contas oficiais dos 50 maiores times de futebol do Brasil apresentasse alta.

Com a retomada das partidas oficiais, agosto registrou a entrada de quatro milhões de fãs, o que corresponde a segunda maior alta, desde janeiro de 2017. Em julho do ano passado foi obtido o recorde histórico de 4,7 milhões de inscritos.

Aumento de engajamento dos times de futbeol

As informações são do ranking digital do IBOPE Repucom, divulgado mensalmente com base em cinco plataformas – Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok.

Dessas mídias sociais, o TikTok vale por mais da metade das novas interações e já possui 6 milhões de seguidores entre as equipes de futebol do Brasil. O Top 5 das redes sociais segue com: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

Vale salientar que o Internacional, com mais de 100 mil novas fãs, ultrapassou a Chapecoense e retornou a lista dos 10 clubes mais seguidos.

O Paraná, que ganhou duas colocações no ranking e agora aparece em 32º posição, e o Campinense, da Paraíba, que ultrapassou o Londrina, do Paraná, e ocupa a 50ª posição, passando a aparecer no ranking digital divulgado.

Flamengo passa da marca de 35 milhões de seguidores

Pelo 20º mês consecutivo o Flamengo seguiu a frente no aumento mensal, com quase um milhão de novos inscritos, dos quais 51% no TikTok.

O Rubro-Negro foi quem mais cresceu em todas as cinco plataformas usadas para a formulação do ranking. Agora, conta com 35,2 milhões de seguidores.

Times de futebol do Brasil conseguem mais 4 milhões de seguidores
Foto: Visual Hunt

Enquanto o Corinthians teve o seu melhor desempenho por mês neste ano, com 624 mil novos seguidores. Novamente, o TikTok gerou 65% dessa quantia. O Timão, está perto de chegar a marca de 25 milhões de fãs nas redes sociais.

Em contrapartida, o Palmeiras, quarto lugar no ranking, também teve aumento recorde no mês de agosto, cerca de 410 mil novos seguidores, quase o resultado contabilizado de janeiro a julho, quando o time de futebol obteve 426 mil novos seguidores.

Ainda assim, o Palmeiras segue distante do São Paulo com 11,8 milhões. O São Paulo tem 15,7 milhões de fãs.

Canal no YouTube impulsionou o Vasco

O Santos aparece na quinta posição com 8,7 milhões de seguidores, enquanto quem quer adentar esse seleto grupo é o Vasco da Gama. Querendo ultrapassar o Grêmio, sexto colocado com 8,5 milhões de inscritos em suas redes sociais, o time carioca foi o que apresentou o quarto maior crescimento em agosto, por dois motivos bem específicos.

Inicialmente, o canal da equipe teve um aumento de 235 mil novos seguidores, 35% vieram da “Vasco TV”, canal oficial no YouTube, e 32% da conta no TikTok.

Há cerca de 60 dias, o Vasco está entre as maiores subidas na lista dos times de futebol e registra mais de 7,7 milhões de seguidores nas suas mídias sociais.

O que você achou deste artigo?