Recentemente, os usuários do aplicativo de mensagens do WhatsApp poderão efetuar chamadas de vídeos e voz também pela versão no dekstop. Hoje em dia, a solução ficará restrita somente em aplicativos – que precisam ser baixados e instalados – de computadores Windows e Mac.
De acordo com a companhia, o intuito é deixar as interações no aplicativo cada vez mais perto do que acontecem pessoalmente, independente de localização das pessoas ou de qual celular esteja usando. As ligações são protegidas com criptografia, evitando que o software ouça ou leia as chamadas realizadas no computador.
A janela das chamadas de vídeo estarão tanto no modo paisagem quanto no modo retrato, podendo ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário. Além disso, essa solução necessita estar sempre em primeiro plano em relação às outras janelas na tela do computador do usuário.
Hoje em dia, a solução estará acessível somente para ligações individuais, no entanto, deve ser estendido para conversas em grupo. Com o começo da pandemia do novo coronavírus e as normas de isolamento social, a companhia de Mark Zuckerberg teve com uma enorme elevação na quantidade de ligações no aplicativo.
Conforme a companhia, no ano novo de 2021, foi atingido a marca recorde de 1,4 bilhão de ligações de voz e de vídeo realizadas em um único dia pelo aplicativo. Já que as pessoas não puderam estar junto dos seus entes queridos e precisam se limitar com contatos via recursos tecnológicos para dar os votos de “feliz ano novo”.
Polêmica da nova política de privacidade da WhatsApp
Vale salientar que o WhatsApp chegou a perder muitos usuários nos últimos tempos devido a tentativa de alterar a sua política de privacidade. Todavia, a falta de esclarecimento sobre alguns termos e a possibilidade de compartilhar dados com o Facebook gerou polêmica em todo o planeta.
Muita gente acabou migrando para outros serviços de troca de mensagens instantâneas. Por isso, a empresa optou por ampliar o prazo para implementação das novas medidas, além de lançar novos esclarecimentos para tentar tranquilizar os seus usuários.