Venda do TikTok a Oracle- Walmart foi suspensa indefinidamente nos EUA

O TikTok não pode ser banido nos Estados Unidos. Um plano para forçar a venda das operações americanas da rede social foi arquivado “indefinidamente” enquanto o presidente Joe Biden analisa os riscos potenciais de segurança das empresas de tecnologia chinesas, de acordo com o The Wall Street Journal.

A Casa Branca supostamente pediu para atrasar o apelo do governo de uma liminar de dezembro de um juiz do tribunal distrital federal contra a proibição, disse o jornal, citando “pessoas a par da situação”. Nenhuma ação iminente é esperada.

“Planejamos desenvolver uma abordagem abrangente para proteger os dados dos EUA que abordem toda a gama de ameaças que enfrentamos”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, ao Journal.

A porta-voz acrescentou: “Isso inclui o risco representado por aplicativos chineses e outros softwares que operam nos Estados Unidos. Nos próximos meses, esperamos revisar casos específicos à luz de uma compreensão abrangente dos riscos que enfrentamos.”

Caso envolvendo o Tiktok e o risco de banimento nos Estados Unidos

Já se passaram seis meses desde que Donald Trump chamou o ByteDance e seu aplicativo TikTok de uma ameaça à segurança nacional e ordenou que a empresa vendesse seus negócios nos Estados Unidos.

O ex-presidente deu em setembro a aprovação preliminar de um acordo especial entre o Walmart e a Oracle para a criação da entidade nacional conhecida como “TikTok Global”. No entanto, nenhum movimento adicional foi feito desde a posse do novo governo.

“Em termos gerais, estamos avaliando de forma abrangente os riscos para os dados dos EUA, incluindo o TikTok, e os abordaremos de maneira decisiva e eficaz”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em uma coletiva de imprensa. “Se tivermos novidades para anunciar, vamos anunciá-las”.

ByteDance preferiu não se manifestar

A empresa responsável pelo TikTok, a ByteDance, se recusou a fornecer comentários adicionais à imprensa após os desdobramentos do caso.

O que você achou deste artigo?