A ferramenta de transferência de fotos do Google Fotos agora está disponível globalmente meio ano depois de uma implantação inicial na Europa.
O recurso de portabilidade de dados permite que os usuários da rede social portem diretamente uma cópia de suas fotos para o Google serviço de armazenamento de fotos de mesmo nome por transferência criptografada, em vez de precisar fazer o download e fazer upload manualmente de fotos – reduzindo assim o aborrecimento envolvido na mudança para um serviço rival.
Os usuários do Facebook podem encontrar a opção “Transferir uma cópia de suas fotos e vídeos” no menu de configurações Suas informações do Facebook.
Esse é o mesmo menu em que a empresa há muito tempo permite que os usuários baixem uma cópia de uma variedade de informações relacionadas ao uso de seus serviços (incluindo fotos). No entanto, pouco se pode fazer com esse despejo de dados. Enquanto o mecanismo de transferência direta de fotos reduz o atrito envolvido na troca de contas.
Lançamento de ferramenta no Facebook
O Facebook estreou o recurso na Irlanda no final do ano passado, abrindo para mais mercados internacionais no início deste ano e concedendo acesso a usuários nos EUA e Canadá em abril .
Agora todos os usuários do Facebook podem acessar – embora a escolha de onde você pode portar suas fotos permaneça limitada ao Google Fotos. Portanto, ainda não é o tipo de portabilidade de dados que ajuda os serviços de inicialização.
O Facebook disse que o suporte a outros serviços está sendo desenvolvido. No entanto, isso requer que os desenvolvedores colaboradores criem os adaptadores necessários para as APIs de fotos. O que, por sua vez, depende de uma participação mais ampla em um esforço de código aberto, chamado Data Transfer Project (DTP).
O contexto mais amplo em torno do DTP – que começou em 2018, apoiado por uma série de gigantes da tecnologia, todos interessados em atrelar sua ideia à lubrificação da portabilidade de dados de plataforma para plataforma – é o fato de os reguladores nos EUA e na Europa estarem pagando maior atenção ao impacto deletério do poder da plataforma sobre a concorrência e os mercados.
Colocar algum recurso na portabilidade de dados parece uma estratégia coletiva de players poderosos para tentar gerenciar e impedir ações antitruste que, de outra forma, poderiam ver impérios dominantes desagregados no interesse de reequilibrar os mercados digitais.
Utilização do Google Fotos
Se as plataformas puderem argumentar de maneira plausível que seus usuários não estão trancados em seus jardins murados porque os efeitos da rede os forçam a ficar, mas podem simplesmente apertar um botão para mover suas coisas para outros lugares, eles esperam reduzir o risco e o caso de reformas abrangentes dos regulamentos digitais.
Dado tudo isso, seria interessante saber quantos usuários do Facebook realmente fizeram uso da ferramenta de portabilidade de fotos no meio ano desde que foi lançada para um subconjunto de usuários.
Um porta-voz do Facebook disse que não tinha “números específicos para compartilhar no momento” – mas afirmou ter visto “muitos” usuários fazendo transferências de fotos através da ferramenta.
“Recebemos um feedback positivo das partes interessadas que estiveram dando feedback sobre o produto durante o lançamento”, acrescentou o porta-voz. “Esperamos que continue a aumentar à medida que mais pessoas tiverem conhecimento da ferramenta e novos destinos e tipos de dados forem adicionados”.