Twitter suspenderá perfil que descumprir 5 vezes normas de fakes sobre COVID-19

Nesta segunda-feira, 1º de março, o Twitter divulgou uma atualização na sua norma de informações relacionadas sobre a pandemia de COVID-19. A partir de agora, as punições para os perfis crescem de acordo com o número que um usuário descumprir as normas sobre desinformação que resultam na marcação ou eliminação de conteúdo.

Confira as novas penalidades aplicadas pelo Twitter:

  • Uma violação: Não será efetuada nenhuma ação na conta (apenas a marcação da mensagem)
  • Duas violações: 12 horas de bloqueio
  • Três violações: 12 horas de bloqueio
  • Quatro violações: 7 dias de bloqueio
  • Cinco ou mais violações: Suspensão permanente

Desta maneira, os usuários serão alertados de maneira direta quando uma notificação ou o pedido de eliminação de uma postagem “resultar em uma aplicação adicional de medidas na conta”, explica o Twitter.

A plataforma atualizou no final do ano passado as normas de desinformações referentes a pandemia para acabar com as falsas notícias sobre o processo de vacinação. Na época, a rede social informou que a prioridade seria a remoção de “informações enganosas que pudessem causar dano”.

Mensagens que fossem potencialmente falsos precisariam receber um selo indicando para uma página com informações oficiais. A partir desta segunda, serão inseridos alertas e notificações em portagens que “possam conter informações potencialmente enganosas sobre as vacinas de Covid-19“, segundo a plataforma.

twitter

De acordo com reportagem do G1, a equipe de jornalista do portal de notícias da Globo chegou a questionar se esse tipo de penalização nas contas vale apenas para a propagação de notícias falsas referentes a pandemia ou se estará valendo para outros temas, além da questão de saúde.

A plataforma também foi perguntada se as violações repassadas valeriam para a progressão. No entanto, a rede social não chegou a responder aos questionamentos até a publicação da reportagem.

Rede social prepara novidades

Vale salientar que o Twitter está planejando algumas novidades para a sua rede nas próximas semanas, desde a liberação de uma ferramenta para a cobrança de mensagens exclusivas para fãs e até novas funções para os usuários.

O que você achou deste artigo?