Você é grande no Japão? Provavelmente não, mas seus dados podem ser. A atualização mais recente do iOS dá às pessoas a capacidade de optar por não receber aplicativos que os rastreiam em outros aplicativos ou sites. Isso inspirou a Mackeeper, uma empresa de software de privacidade digital, a analisar 56 sites para ver para onde vão seus dados.
O Instagram compartilhou mais do que todas as empresas analisadas pelo Mackeeper. Usando o rastreador de conexão LittleSnitch, ele descobriu que os dados de um dispositivo foram enviados para o Kansas; VirgÃnia; Dublin; Nairobi; Brasil; e Taiwan para serem armazenados em bancos de dados.
Esses repositórios são alvos principais para hackers e estão sujeitos a outras vulnerabilidades, como o recente vazamento de dados do Facebook provou. Mais de 500 milhões de usuários do Facebook agora têm dados, incluindo seus nomes completos, IDs do Facebook, números de telefone e endereços de e-mail flutuando pela Internet.
O Instagram, de propriedade do Facebook, rastreia uma enorme quantidade de informações sobre seus usuários, incluindo, como o Mackeeper observa, altura, peso, orientação sexual e empregos anteriores.
Dados nos aplicativos e o caminho nos dias de hoje
O aplicativo de mensagens criptografadas seguras Signal demonstrou exatamente isso outro dia ao tentar comprar anúncios do Facebook que mostravam aos usuários seus próprios dados diretamente em anúncios direcionados.
O Facebook proibiu os anúncios, mas a Signal postou uma postagem no blog com exemplos, alguns dos quais estão incluÃdos acima. Se você é um professor solteiro que é leonino, gosta de comédia de esquetes e talvez se atrapalhe, o Instagram sabe, assim como todas as entidades que pagam por essa informação.
O Mackeeper descobriu que seus dados em sites adultos podem ser o segredo mais seguro que você tem. Aplicativos e sites de pornografia enviaram essas informações para apenas um local: Kansas. Mas antes de respirar aliviado, considere toda a destruição que pode ser causada com seus dados bancários, os dados que o Mackeeper encontrou enviados para Kansas, Carolina do Norte, Dublin e Polônia.