Twitter pode estar planejando lançar uma plataforma exclusiva

O Twitter está atuando em uma versão paga do serviço de mídia social? O fato é que a empresa publicou recentemente várias vagas de empregos relacionadas a uma misteriosa “plataforma de assinatura”.

“Somos uma nova equipe, com o nome de código Gryphon”, escreve a empresa em uma das listas com ofertas para engenheiros de software. “Estamos construindo uma plataforma de assinatura, que pode ser reutilizada por outras equipes no futuro. Esta é a primeira vez no Twitter!”;

A equipe da Gryphon será formada por engenheiros da web que colaborarão com as equipes de pagamento da empresa e com o Twitter.com. Uma segunda lista de empregos no LinkedIn para o projeto continua dizendo que a Gryphon “reconstruirá alguns dos serviços do Twitter para produzir uma plataforma de gerenciamento de assinaturas”. 

Além disso, o Twitter permanece como proprietária do projeto. Mas em 2017, a empresa começou a explorar como oferecer uma versão paga do serviço que iria anular os anúncios.

Os assinantes também teriam acesso a recursos adicionais, como análises sobre tendências de atividades e ferramentas de postagem mais poderosas, tornando-a uma oferta atraente para profissionais de marketing, jornalistas e outros influenciadores.  

Por que o Twitter está trabalhando em um projeto pago?

Também é possível que a plataforma de assinatura seja focada em uma base de clientes que já pague à empresa: anunciantes. Embora popular como um serviço de mídia social, o Twitter tem lutado para aumentar significativamente seu desempenho financeiro nos últimos anos.

Twitter pode estar planejando lançar uma plataforma exclusiva
Foto: Visual Hunt

Durante o primeiro trimestre de 2020, a receita da empresa cresceu apenas 3% em relação ao ano anterior, registrando uma perda líquida de US$ 8 milhões. Isso porque a pandemia do novo coronavírus também se tornou um problema, uma vez que as companhias e empreendedores reduziram as despesas em publicidade e programa.

Por todos esses fatores, a mídia internacional especializada aposta que o Twitter está investindo em uma nova modalidade a fim tanto de diversificar quanto ampliar as suas fontes de renda.

O que você achou deste artigo?