TikTok restringe funcionalidades para usuários crianças e adolescentes

O TikTok divulgou diversas alterações em funcionalidades de interatividade nas contas de crianças e adolescentes na sua plataforma. A partir de agora, os usuários menores de idade contarão com algumas limitações no recebimento de comentários, na elaboração de duetos e no downloads de vídeos, além de outros recursos.

Em uma nota anunciada nesta quarta-feira, 13, a mídia social voltada para vídeos curtas salientou que as ações foram promovidas para preservar a privacidade e a segurança de usuários mais jovens na rede social.

Uma das principais modificações se refere a exibição das contas dos adolescentes no aplicativo. De modo padrão, todas as contas registradas com faixa etária entre 13 e 15 anos foram de automaticamente deixada de forma privada. Ou seja, apenas os usuários autorizados como seguidores como conferir as postagens.

Só que, dá para alterar essa opção e voltar para o modo de visualização público pelas configurações da plataforma do TikTok. Outras modificações foram feitas conforme a ideia da audiência.

Os usuários com menos de 16 anos de idade tiveram os seus comentários limitados e agora, de maneira automática, apenas podem receber mensagens de amigos ou de ninguém. A alternativa que oportunizava receber comentários de qualquer um foi eliminada.

Além disso, o recurso que permitia “sugerir sua conta para outras pessoas” também foi retirada para usuários da rede sociais com 13, 14 e 15 anos.

“À medida que os jovens começam sua jornada digital, acreditamos que é importante fornecer a eles configurações e controles de privacidade adequados à idade”, afirmou Tracy Elizabeth, líder global de política de segurança de menores do TikTok.

Potencial de crescimento do TikTok em 2021

O provedor de análise de aplicativos App Annie realizou algumas avaliações para 2021 e estima que a rede social chegue ao patamar de 1 bilhão de usuários ao longo deste ano. Isso porque a plataforma obteve um aumento de usuários significativo no ano passado em escala global, quase triplicando de tamanho desde 2018.

TikTok restringe funcionalidades para usuários adolescentes
Foto: Divulgação

“Em 2021, esperamos que o TikTok não apenas alcance um cobiçado lugar no clube de 1 bilhão de usuários ativos por mês, mas também navegue direto para 1,2 bilhão”, projetou o provedor de análise.

Se passar da marca de um bilhão de contar e seguir inserindo mais ferramentas para estimular as vendas online e outros serviços, essa mídia social tende a contar com um valor considerável como um veículo promocional de marcas em escala mundial.

O que você achou deste artigo?