HomeArtigosVendas online na Black Friday cresceram 25% em comparação com 2019

Vendas online na Black Friday cresceram 25% em comparação com 2019

Em um ano atípico devido a pandemia do novo coronavírus, as vendas online alcançaram uma marca recorde na Black Friday 2020. O lucro do e-commerce ultrapassou 4 bilhões de reais, levando em conta os dias 26 e 27. Um crescimento de 25% em comparação ao mesmo período no último ano, conforme levantamento feito pela Ebit/Nielsen.

No total, foram mais de seis milhões de solicitações realizadas, um aumento de 15%. A avaliação foi de que o aquecimento da Black Friday, as vendas realizadas antes da data oficial de última sexta-feira do mês de novembro, foi uma estratégia muito bem sucedida. Com as promoções alongadas, as vendas foram feitas no decorrer de todo o mês.

“A pandemia fez os consumidores terem um comportamento diferente. As compras ficaram diluídas e o comércio eletrônico soube aproveitar o momento e fisgá-los com descontos, oportunidades e atratividades”, comentou a líder de Ebit/Nielsen, Julia Ávila, em entrevista ao site da Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Entre os dias 19 e 27 de novembro, o lucro passou de 6 bilhões de reais, 30% acima das vendas do ano passado. Nesse espaço de tempo, incluindo o período de aquecimento, foram computados 10 milhões de pedidos, uma elevação de 20% na base anual. Somente na sexta-feira, 27, o faturamento registrado foi de R$ 3,1 bilhões, aumento de 24,8%.

Vendas online na Black Friday cresceram 25% em comparação com 2019
Foto: Visual Hunt

“O esquenta deste ano ganhou muita relevância. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos”, afirmou Julia.

Reclamações na Black Friday 2020

Vale salientar que a plataforma Reclame Aqui recebeu mais de nove mil queixas no decorrer da Black Friday, uma alta de apenas 4%. Conforme um estudo, 27% das denúncias foram de publicidade enganosa, acompanhada de dificuldade na conclusão da (10,12%) e divergência de valores (9%).

A lista das 10 companhias com mais reclamações, as empresas que fazem parte do chamado “Universo Americanas” se destacaram. O e-commerce terceirizado das Lojas Americana contou com a maior quantidade de queixas, com 471, enquanto sua loja online ficou em 4º (289).

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais