A plataforma de vídeos curtos, TikTok superou a concorrência de aplicativos consagrados neste ano. Ou seja, a rede social de vídeos venceu o Facebook e o WhatsApp em quantidade de downloads em 2020, alcançando a liderança da lista de softwares mais procurados pelos donos de celulares Android e iPhone (iOS) no planeta.
Os dados fazem parte de um estudo publicado pelo portal especializado App Annie, que fornece estimativas a respeito do setor mobile global. As notícias foram anunciadas na última semana.
Mesmo que tenha passado o Facebook em quantidade de downloads feitos, o TikTok ficou somente com o oitavo lugar quando o tópico é a quantia de usuários ativos por mês. A rede social cresceu cinco colocações desde o ano passado.
Apesar disto, nessa modalidade a liderança ainda pertence ao Facebook, que mantém mais de 2,8 bilhões de usuários ativos mensalmente, segundo o site Statista. Quanto a realização de compras ou negócios nos aplicativos, o TikTok aparece na vice-liderança, ganhando 15 colocação, enquanto o app de relacionamento Tinder conquistou o primeiro lugar.
Só que o estudo ainda destacou o crescimento do Zoom, plataforma que permite a conversa por vídeo e que ficou no quarto lugar no top 10 em todo o mundo. O aplicativo de chamados de videoconferências cresceu 219 colocações ao longo deste ano, sobretudo em função da pandemia do novo coronavírus e das determinações dos governos de distanciamento social.
Usuários do TikTok
Segundo uma pesquisa de maio deste ano, a estimativa era que o TikTok possuía cerca de 800 milhões de usuários ao redor do mundo na época. Ou seja, pessoas que seguem usando depois de fazer o download do aplicativo.
Conforme a empresa de avaliação Sensor Tower, usuários já tinham gastado mais de meio bilhão de dólares na plataforma de vídeos naquela época. Mas, vale pontuar que a mídia social passou por um crescimento avassalador em 2020 devido a necessidade de passar mais tempo em casa e a limitação do entretenimento ao vivo.
Aplicativos de “negócios” cresceram em 2020
Neste caso, o Zoom acabou se transformando em uma maneira para que as pessoas conseguissem manter a rotina tanto de trabalho quanto de contato com os amigos e familiares mas distantes pela internet.
Além do Zoom, o Google Meet também ganhou adeptos nesse ano tão atípico, atingindo o sétimo lugar de aplicativo com maior quantidade de downloads nas lojas virtuais do Google e da Apple. De acordo com a pesquisa, se registrou uma alta de 200% no período dedicado a aplicativo na modalidade de negócios.