Sebrae e Petrobras divulgam edital de R$10 mi para financiar startups

A Petrobras e o Sebrae abriram o Programa Petrobras para Inovação – Módulo Startups, destinado a atrair soluções tecnológicas para bens e serviços de startups e pequenas empresas do Brasil inteiro. O projeto vai repassar 10 milhões de reais para oportunizar a criação de inovações com implementação efetiva de operação da companhia.

O edital receberá projetos dos seguintes setores: tecnologias digitais, robótica, eficiência energética, catalisadores, corrosão, redução de carbono, modelagem geológica, tecnologias de inspeção e tratamento de água.

Cada iniciativa poderá ganhar apoio de até 500 mil reais, podendo alcançar o limite de 1 milhão a depender da quantia agregada no negócio da Petrobras. O processo seletivo será realizado no decorrer deste ano com encerramento no mês de setembro.

Suporte do Sebrae e a Petrobras as startups

Sendo assim, as startups vão receber o suporte tanto do Sebrae quanto da Petrobras durante e depois da seleção, para que as suas soluções possam ser desenvolvidas e rende bons frutos a curto prazo.

Para os projetos selecionados, a Petrobras tentará viabilizar a sequencia para a etapa de implantação e testes piloto. O prazo para as inscrições deve permanecer aberto até 28 de junho e poderão ser feitas pela internet.

Startups
Foto: Visual Hunt

“Co-criar com startups é uma decisão natural para uma empresa que olha para o futuro, que agrega valor ao seu negócio e promove sua transformação cultural. Queremos, por meio dessa segunda onda, continuar incentivando o empreendedorismo, para que as empresas se tornem parte da cadeia de valor da Petrobras e contribuam com a evolução tecnológica da indústria de energia”, disse o diretor de Transformação Digital e Inovação, da Petrobras, Nicolás Simone.

Conforme o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, se trata de uma oportunidade de inserção dos pequenos negócios inovadores na oferta de soluções para uma das maiores empresas brasileiras.

“Com isso, apoiaremos os empresários em questões relativas às prestações de contas, gestão empresarial, acesso a mercado e outras consultorias que se mostrarem necessárias durante o processo, com o objetivo de permitir o desenvolvimento de projetos para resolver desafios tecnológicos apresentados pela Petrobras”, afirmou.

Continuidade do programa Inovação – Módulo Startups

O intuito da Petrobras é anunciar editais consecutivos no decorrer dos cinco anos do seu programa voltado a inovação, com recursos em torno de 60 milhões de reais oriundos da Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação, uma contrapartida legal pela operação das petrolíferas.

Vale salientar que o primeiro edital desta iniciativa, anunciado na metade do ano passado, contou com participantes de todo o território nacional e escolheu sete startups finalistas entre 261 startups inscritas.

O que você achou deste artigo?