Foi um perÃodo incrivelmente difÃcil para todos os empreendedores de startups de tecnologia nos últimos meses, pois a pandemia global da COVID-19 varreu indústrias inteiras do mapa econômico.
Embora a tecnologia esteja entre as indústrias mais resilientes diante desse cenário caótico, a extrema mobilidade da força de trabalho da indústria levanta grandes questões sobre como será o futuro das startups e do trabalho.
Muitos especialistas debateram o que o COVID-19 fará com a ascensão de centros de inicialização e como a pandemia mudará a maneira como se trabalha em cafeterias e comunidades.
Agora, muita gente já começa a ponderar abordar uma das questões complexas, uma vez que a tecnologia continuará a se centralizar em hubs como San Francisco e Nova York, ou o trabalho remoto e todos os outros efeitos de segunda ordem levarão a uma inicialização mais descentralizada ecossistema?
Há três perspectivas do mercado com previsões distintas sobre o que o futuro reserva. Primeiro, a opinião é de Danny Crichton, que acredita que a tecnologia, e particularmente a indústria, permanecerá tão concentrada como sempre, embora, onde ela esteja centrada, talvez mude um pouco.
Previsões do futuro das startups tecnologia após a pandemia do novo coronavÃrus
Enquanto isso, Alex Wilhelm afirma que o crescimento de startups de tecnologia fora dos principais hubs acelerará, espalhando a riqueza tecnológica ainda mais longe das metrópoles. Por fim, Natasha Mascarenhas argumenta que a combinação do deslocamento econômico da COVID-19 e a crescente atenção à eqüidade em tecnologia levarão a investimentos mais intensos fora dos principais centros de inicialização.
Apesar da ampla disponibilidade de ferramentas de trabalho remotas nas últimas duas décadas, os centros de inicialização sempre se reuniram milagrosamente em locais extraordinariamente apertados.
Sendo assim, esses empreendimentos não foram atraÃdos pelos prédios de escritórios baixos de Sand Hill, que eram e são um terror para os olhos, com um gosto por algo mais sofisticado do que “aqui estão quatro paredes e um teto”.
Portanto, esses centros não foram para esses locais e acabaram situados entre prédios industriais leves. E eles não estão indo para Solbar, no Vale de Napa, para saborear a culinária californiana e uma sala de jantar convenientemente fechada.