Dois anos depois do lançamento, o Portal Gov.Br, que engloba os serviços públicos online do Governo Federal, é utilizado por mais de 60% dos internautas nacionais. A quantidade foi anunciada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, durante a Semana de Inovação 2020.
Hoje em dia, 84 milhões de brasileiros conta com login feito no portal, diante 134 milhões de usuários ativos na rede no território nacional.
A página, que une 81 portais de governo e fornece quase 4 mil serviços públicos, conta com 63% das funções completamente digitalizadas, 15% parcialmente online (que demanda entrega fÃsica de documentação ou ida presencial em alguma fase) e 21,7% não digitalizados (com internauta somente fazendo entrada na função e realizando todas as etapas de maneire presencial). Â
De acordo com Estratégia de Governo Digital, o intuito é atingir 100¨de digitalização dos serviços públicos de caráter federal até o final de 2022. No mês de outubro, o governo havia alcançado a marca de mil funções online, antecipando em quase 60 dias a programação até o final deste ano.
No entendimento do Ministério da Economia, o diferencial do Portal Gov.br envolve a utilização de apenas um login e uma sena para entrar e ter acesso a qualquer serviço. Sendo assim, o cidadão pode conferir os dados do Meu INSS, a carteira de trabalho profissional digital e até a carteira digital de trânsito.
Estados e cidades estão começando a se vincular ao Portal Gov.Br
Além das funções federais, 13 estados e 74 municÃpios já estão fazendo parte da plataforma. Dependendo do local onde o cidadão reside, ele pode solucionar pendencias referentes a vÃnculos federais, efetuar solicitações de limpeza urbana e quitar o Imposto sobre Propriedade de VeÃculos Automotores (IPVA).
Vale salientar que o Banco do Brasil e Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) fazem parte do login das instituições financeiras vinculadas ao Portal Gov.br, concedendo aos correntistas acesso somente digitando a senha do aplicativo dos respectivos bancos.