HomeOracle reforça proposta para ser parceiro de tecnologia do TikTok nos EUA

Oracle reforça proposta para ser parceiro de tecnologia do TikTok nos EUA

A Oracle confirmou que faz parte de um acordo que o tornaria o “consultor de tecnologia confiável” da TikTok.

Publicidade

“A Oracle confirma a declaração do secretário Mnuchin de que faz parte da proposta apresentada pela ByteDance ao Departamento do Tesouro no fim de semana em que a Oracle atuará como o provedor de tecnologia confiável. A Oracle tem um histórico de 40 anos no fornecimento de soluções de tecnologia seguras e de alto desempenho”, disse a empresa em um comunicado.

O secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, disse que a agência recebeu uma proposta no fim de semana para dar à Oracle o controle da TikTok nos Estados Unidos, não da Microsoft. Está sendo analisado agora, mas a Oracle fez “muitas representações para questões de segurança nacional. Também há um compromisso de criar a TikTok Global como uma empresa com sede nos Estados Unidos e 20.000 novos empregos”, disse Mnuchin.

Publicidade

Mnuchin não quis dizer por que a oferta da Microsoft foi rejeitada ou se a Oracle terá acesso ao algoritmo de TikTok. “Do nosso ponto de vista, precisamos ter certeza de que o código é seguro”, disse Mnuchin.

Microsoft solta nota oficial sobre negócio

Com o prazo se aproximando, parece que o esforço da Microsoft para adquirir a TikTok está cancelado, embora a Oracle possa ter fechado o negócio. “ByteDance deixe-nos saber hoje eles não estariam vendendo operações americanas da TiKToK a Microsoft”, disse a empresa em uma nota oficial.

“Estamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, ao mesmo tempo que protegia os interesses de segurança nacional”, acrescentou a Microsoft.

Publicidade

“Para fazer isso, teríamos feito mudanças significativas para garantir que o serviço atendesse aos mais altos padrões de segurança, privacidade, segurança online e combate à desinformação, e deixamos esses princípios claros em nossa declaração de agosto. Estamos ansiosos para ver como o serviço evolui nessas áreas importantes”.

Esses princípios incluíam a garantia de que os dados dos usuários americanos da TikTok fossem transferidos e permanecessem nos EUA. “O modelo operacional para o serviço seria construído para garantir transparência aos usuários, bem como supervisão de segurança apropriada pelos governos desses países”, disse a Microsoft no mês passado.

Briga entre Trump e TikTok levou a negócio com Oracle

A notícia veio depois que o Wall Street Journal informou que a ByteDance, sediada em Pequim, dona da TikTok, se recusava a vender ou transferir seu algoritmo a qualquer comprador potencial.

Oracle
Foto: Visual Hunt

Estranhamente, Trump disse no mês passado que se uma empresa americana adquirisse a TikTok, o governo dos EUA deveria receber uma parte da venda. “Eu disse que uma parte muito substancial desse preço terá que ir para o Tesouro dos Estados Unidos. Porque estamos tornando possível que esse negócio aconteça”, disse Trump. “No momento, eles não têm nenhum direito, a menos que os concedamos”.

A preocupação é que a China use aplicativos como o TikTok, assim como empresas sediadas na China, como Huawei e ZTE, para espionar seus usuários internacionais. Os EUA ainda não haviam oferecido nenhuma prova de que isso acontecesse, mas argumentam que, se a China exigisse acesso aos dados dos usuários de empresas no país, essas empresas não teriam escolha a não ser obedecer.

A TikTok respondeu processando a administração Trump. Em agosto, Vanessa Pappas, gerente geral da TikTok nos Estados Unidos, disse em uma mensagem de vídeo que “não estamos planejando ir a lugar nenhum”.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais