TikTok descarta Microsoft e encaminha acordo com Oracle nos Estados Unidos

A ByteDance escolheu a Oracle como sua parceira para um acordo para manter a TikTok operando nos Estados Unidos, uma fonte familiarizada com as negociações confirma ao The Hollywood Reporter.

A decisão foi tomada no momento em que o ByteDance rejeitou uma oferta da Microsoft que no início deste verão era vista como a opção provável para a empresa, que procurava evitar o fechamento do popular aplicativo de mídia social em meio ao aumento das tensões entre os EUA e a China.

A Microsoft confirmou que sua oferta foi rejeitada em um comunicado em seu blog corporativo. “Estamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, ao mesmo tempo que protegia os interesses da segurança nacional”, escreveu a empresa.

“Para fazer isso, teríamos feito mudanças significativas para garantir que o serviço atendesse aos mais altos padrões de privacidade, segurança online e combate à desinformação, e deixamos esses princípios claros em nossa declaração de agosto. Estamos ansiosos para ver como o serviço evolui nessas áreas importantes”.

A Microsoft era vista como a favorita para avançar nas negociações com a ByteDance devido a sua capacidade em diversos aspectos financeiros e técnicos, o que a teria ajudado a resolver as preocupações de segurança que levaram o presidente Donald Trump a exigir que o negócio fosse vendido se quisesse continuar a operar nos EUA

Walmart demonstrou interesse no negócio

O Walmart planejou se associar à Microsoft na oferta, mas não foi mencionado no comunicado da empresa. A gigante do varejo divulgou seu próprio comunicado, indicando que continua interessada em investir no negócio TikTok.

“O Walmart continua a ter interesse em um investimento da TikTok e continua as discussões com a liderança da ByteDance e outras partes interessadas”, diz o comunicado. “Sabemos que qualquer acordo aprovado deve satisfazer todas as preocupações regulatórias e de segurança nacional”.

Oracle desponta como favorita para a parceria

Mas o ByteDance, enfrentando um curto prazo para fechar um acordo, finalmente sentiu que a Oracle era o melhor parceiro para resolver as preocupações de segurança que atormentavam o aplicativo desde que ele chegou aos EUA em 2018.

De acordo com a fonte, a Oracle está sendo trazida a bordo como um parceiro de tecnologia e não como um comprador direto dos negócios da TikTok nos Estados Unidos. Não está claro se a Oracle vai adquirir uma participação na TikTok.

TikTok descarta Microsoft e encaminha acordo com Oracle nos Estados Unidos
Foto: Divulgação

O secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, disse à CNBC na manhã de segunda-feira que recebeu a proposta do ByteDance no fim de semana e que a revisaria nesta semana antes de fazer uma recomendação ao presidente.

Embora ele tenha se recusado a entrar nos detalhes da proposta, ele confirmou que a ByteDance escolheu a Oracle como sua parceira de tecnologia. Juntas, as empresas fizeram várias recomendações sobre como lidar com as questões de segurança nacional, incluindo um plano para tornar a TikTok uma empresa com sede nos Estados Unidos, o que acrescentaria 20.000 novos empregos.

Após seus comentários, a Oracle divulgou um comunicado confirmando sua seleção. “A Oracle tem um histórico de 40 anos no fornecimento de soluções de tecnologia seguras e de alto desempenho”, disse a empresa.

Representantes da TikTok e ByteDance não quiseram comentar a informação do The Hollywood Reporter.

O que você achou deste artigo?