HomeArtigosNecessidade de transformação digital dos negócios nacionais e internacionais

Necessidade de transformação digital dos negócios nacionais e internacionais

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o mercado corporativo tende a passar por uma verdadeira revolução. Afinal, há uma necessidade de transformação digital dos negócios brasileiros conforme um levantamento promovido software Capterra em parceria com o instituto de estudos Gartner.

Publicidade

Isso porque o estudo pontuou que 70% das companhias tiveram a capacidade de adequar apropriadamente tanto os seus serviços quanto os seus produtos ao universo digital. Há diversos exemplos nos dias de hoje, como academias que começaram a exibir aulas e treinos virtuais, restaurantes fornecendo entrega em domicilio com uso de aplicativos.

E até ações diferentes, como agentes do setor imobiliário mostrando casas e apartamentos para clientes através de videoconferências, professores alterando a sala de aulas para salas virtuais, bem como atletas de alto rendimento que adaptaram as próprias casas para realizar sessões de treinamentos virtuais e em conjunto.

Publicidade

Dificuldades de adaptação no sistema de trabalho remoto

Vale salientar que a taxa de adaptação dos empreendimentos foi superior no Reino Unido, com 77%, e menor na Alemanha, com 58%. Em contrapartida, o distanciamento social também acarretou novas complicações ao dia a dia de trabalho. Algumas dificuldades de comunicação com colegas e solidão aparecem como os principais desafios para trabalhar a distancia.

Além disso, a segurança das informações da própria companhia é um fator que necessita ser vencido, uma vez que somente 36% dos profissionais se preocupam em criar senhas fortes, com letras, números e caracteres aleatórios.

transformação digital dos negócios
Foto: Visual Hunt

E, ainda de acordo com a pesquisa do instituto de estudos Gartner, apenas 39% conta, com antivírus instalados nas suas máquinas. Outro ponto é que a quantidade de funcionários que afirma fazer de uso de firewalls (29%), VPN (28%) e softwares de segurança de e-mail (22%) é ainda inferior.

Publicidade

E ainda 40% dos colaboradores atuam unicamente com os próprios equipamentos no modelo de trabalho de home office, sem computadores ou smartphones da sua empresa empregadora. E ainda somente 20% declararam ter obtido algum tipo de formação em segurança da informação para efetuar o trabalho a distancia de maneira apropriada.

Necessidade de transformação digital dos empreendimentos

Ou seja, a pesquisa elaborada pelo instituto de estudos Gartner com ajuda do programa Capterra apenas reforça a necessidade de transformação digital dos empreendimentos dentro e fora do território nacional.

Embora o sistema de home office tenha sido uma alternativa para seguir produzindo em um momento de distanciamento social, essa opção pode se apresentar com uma rotina muito mais eficiente, econômica e ágil do que os moldes tradicionais do serviço presencial em escritórios, lojas e empresas.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais