NBA seleciona Microsoft para inserir fãs virtualmente nos locais de jogos

Por causa pandemia do novo coronavírus, a NBA decidiu fazer o restante da temporada de bastante em reclusão na cidade de Orlando, na Flórida. Sendo assim, os fãs não poderão acompanhar os jogos. No entanto, alguns espectadores poderão aparecer virtualmente.

Quando os jogos recomeçarem, a liga vai adotar o programa de videoconferência da Microsoft, Microsoft Teams, para exibir o rosto das pessoas em telas de LED que serão colocadas nas arquibancadas. “Mais de 300 fãs da NBA em cada jogo serão convidados a aparecer ao vivo nas placas de vídeo de ao redor da quadra”, consta no comunicado oficial da entidade.

O efeito será projetado para simular uma multidão real na arena de basquete. O programa da Microsoft capta vídeos remotos do corpo de cada pessoa e os insere em uma cadeira virtual nas arquibancadas. A partir daí, as placas de vídeo durante a realização dos jogos.

O Microsoft Teams vai reproduzir a multidão com um novo recurso, o Together, que foi implementado no começo desse mês. O estilo de vídeo foi desenvolvido para reunir todos os participantes da reunião em segundo plano virtual compartilhado, por exemplo, uma sala de auditório.

O efeito faz parecer que todos estão sentados em uma sala todos juntos – uma mudança de cada participante que aparece em sua própria caixa virtual. “Além da visão de seus colegas fãs, os participantes podem assistir a um feed ao vivo do jogo diretamente no Teams. Enquanto isso, os jogadores experimentarão sua energia e apoio enquanto driblam a quadra e vêem a reação dos fãs em tempo real”, acrescentou a empresa.

Dúvidas sobre o processo de torcida virtual na NBA

No entanto, algo que não foi explicado é se vozes e os cantos dos espectadores também serão emulados nas arenas. Outros torcedores nas redes sociais estão se questionando se há algumas medidas para evitar que alguém mostre algo considerado inapropriado. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre a dúvida.

NBA seleciona Microsoft para inserir fãs virtualmente nos locais de jogos
Foto: NBA

Embora apenas 300 fãs apareçam nas telas de LED para cada jogo, a NBA diz que todos os fãs “terão a capacidade de impactar os efeitos visuais no local”. “Os fãs podem torcer digitalmente por seu time através do NBA App e NBA.com e no Twitter usando hashtags do time durante o jogo”, consta na nota oficial da liga.

O comunicado da NBA ainda pontuou que “a torcida virtual será refletida nas placas de vídeo no local, com gráficos e animações que capturam o nível de envolvimento dos fãs em todo o mundo”.

No mês de abril, a empresa de tecnologia virou parceria oficial de tecnologia da NBA para auxiliar na criação de novas experiências online para promover o basquete e alcançar ainda mais fãs. Além disso, a liga pretende começar a experiência no dia 30 de julho, quando a temporada reiniciar oficialmente.

Autor:

O que você achou deste artigo?