O Pinterest, o serviço de compartilhamento de imagens e mídia social, tem uma nova concorrência de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O Google está lançando um rival experimental chamado Keen.
O Keen foi desenvolvido pela oficina de produtos experimentais do Google, a Area 120. Lembre-se de que em abril o Google desativou uma rede social chamada Shoelace, que também foi desenvolvida pela Area 120, mas não conseguiu sobreviver à atual crise de saúde. Agora, o setor está tentando novamente, só que desta vez com o Pinterest já consolidado no mercado.
Nas redes sociais, o gerente de produtos do Google, CJ Adams, descreve Keen como “uma casa para interesses de longo prazo”, que estará disponível inicialmente na Web e como um aplicativo Android.
Adams explicou: “você diz no que quer gastar mais tempo e depois seleciona o conteúdo da internet e das pessoas em quem confia para ajudar a fazer isso acontecer. Você cria um “assunto”, que pode ser sobre qualquer tópico, seja delicioso pão em casa, entrando em observação de pássaros ou pesquisando tipografia.
O Keen permite que você selecione o conteúdo que você ama, compartilhe sua coleção com outras pessoas e encontre novos conteúdos com base no que você salvou”.
Surgimento do projeto em torno do Keen
O Keen foi desenvolvido por Adams junto com quatro colegas da Área 120 e envolveu uma estreita colaboração com a equipe de Pesquisa de pessoas e IA do Google (PAIR). Segundo o site da Keen, o serviço funciona aproveitando o índice de Pesquisa do Google combinado com o feedback do usuário “para fornecer recomendações personalizadas que melhoram com o tempo e ajudam a expandir seus interesses”.
É uma maneira de dar aos usuários o controle sobre suas recomendações, aparentemente. Adams está pedindo para as pessoas se inscreverem, começarem a aumentar seus interesses e depois usarem o formulário de feedback para que a equipe possa “melhorar as coisas”. A expectativa é que o Keen que seja mais popular e dure mais tempo do que o Shoelace.