Instagram Shop: nova ferramenta de compras já está disponível no Brasil

O Instagram Shop, a nova ferramenta oriunda da plataforma, desembarcou no território nacional nesta quinta-feira, 30. A nova sessão oportuniza acessar uma loja virtual que une elementos de marcas e de criadores de conteúdo.

Isso porque apresenta uma série de produtos personalizados e tendências a partir dos perfis que cada indivíduo acompanha e pelas quais se interessam na rede social. Sendo assim, o recurso já estava acessível nos Estados Unidos desde maio.

O novo recurso está situado dentro da aba “Explorar”, no menu principal do aplicativo, e atua como uma espécie de vitrine virtual para que as companhias e os empreendedores possam anunciar os seus produtos, serviços e marcas.

Dá para achar elementos como imagens, valores e informações técnicas, e também pesquisar entre categorias de itens e coleções inteiras, além de arquivar os itens prediletos na lista de preferências, como já se sucede em produtos vendidos individualmente nas contas.

Para ter acesso ao Instagram Shop, é só abrir a aba Explorar, clicar na “Loja”, no menu da parte de cima, e apertar no ícone de mercado, parecido ao que já existe no Facebook.

Serão mostradas os empreendedores de conta que você acompanha, além de indicações e recomendações personalizadas. Por enquanto, as compras efetuadas no território nacional precisam ser concluídas na plataforma dos fornecedores.

Instagram Shop tem modelo semelhante ao Marketplace do Facebook

O Instagram Shop dá continuidade ao sistema apresentado pelo Facebook meses atrás nos Estados Unidos. Para comercializar as suas mercadorias aos seus seguidores no e-commerce, é necessário contar com uma conta comercial, bem como é indispensável vender itens físicos e possuir uma conta na rede social ligada a uma fanpage no Facebook.

Instagram Shop: nova ferramenta de compras já está disponível no Brasil
Foto: Divulgação

Vale salientar que empresas de pequeno, médio e grande porte podem ingressar, sejam empreendimentos recém-abertos ou já consolidados.

“Queremos ajudar empresas e criadores de todos os tamanhos a crescer em nossas plataformas e o Instagram Shop representa uma nova maneira de mostrar marcas e produtos novos e modernos para as pessoas”, disse Gord Ray, líder de desenvolvimento de marca do Instagram.

Em nota oficial, a rede social salientou que, ainda neste ano, vai inserir uma nova aba intitulada “Loja” na parte de navegação principal, para que os internautas achem o Instagram Shop somente com alguns cliques, no mesmo modelo do Marketplace do Facebook.

O que você achou deste artigo?