HomeArtigosGoogle projeta mudanças no formato de pesquisa em dispositivos moveis

Google projeta mudanças no formato de pesquisa em dispositivos moveis

A pesquisa do Google pode ser um essencial durante a navegação no desktop, mas sua versão móvel muitas vezes deixou muito a desejar. Mas, a empresa está planejando algumas mudanças drásticas no seu projeto para pesquisas móveis.

O novo visual mantém as coisas simples. Isso inclui eliminar sombras, atualizar fontes e melhorar a legibilidade. O próprio campo de pesquisa agora está mais proeminente. O design também incorpora cores mais propositadamente implementadas para atrair os olhos dos usuários para os resultados da pesquisa.

“Queríamos dar um passo atrás para simplificar um pouco para que as pessoas pudessem encontrar o que procuram de forma mais rápida e fácil”, explica a designer do Google Aileen Cheng em uma postagem no blog oficial.

Os resultados da pesquisa estão na frente e no centro, com “espaço para respirar” e espaço visual onde é mais necessário. Também “se inclina para aquele sentimento Googley”, algo que Cheng considera fundamental para o novo visual.

“Se você olhar para o logotipo do Google, vai notar que ele é muito redondo, então vamos pegá-lo emprestado e trazê-lo para outros lugares também”, revelou. As mudanças devem ser publicadas em breve.

Google ameaça suspender pesquisa na Austrália

Falando em pesquisa, o Google está cogitando proibir os australianos de utilizar a sua busca se o país não alterar o projeto que pretende forçar a empresa a pagar a imprensa por seu conteúdo. O governo local trabalha por código de conduta vinculante” que almeja regular as relações entre a mídia e as corporações da internet.

A legislação é considerada uma das mais restritiva do planeta com punições de milhões de dólares para infrações nas companhias, como Facebook e Google. “Se esta versão do código se tornar lei, não teremos escolha a não ser suspender o Google Search na Austrália”, alertou diretora-geral do Google Austrália, Mel Silva.

Google projeta mudanças no formato de pesquisa em dispositivos moveis

Uma ameaça à qual respondeu o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison. “A Austrália é quem estabelece as regras do que pode ser feito na Austrália. É o nosso Parlamento que decide”, afirmou. “Pessoas que desejam trabalhar dentro dessa estrutura na Austrália são bem-vindas. Mas não cedemos a ameaças”.

Esse projeto está sendo monitorado a nível global por inúmeras empresas. A crise mídia foi acentuada pelo colapso financeiro gerado pela pandemia. Na Austrália, centenas de jornais fecharam as portas e milhares de profissionais estão sem ocupação. No momento, o governo está mirando unicamente no Facebook e Google.

“Há um caminho claro para um código justo com o qual podemos trabalhar, com apenas algumas pequenas emendas”, concluiu Silva.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais