Google Play Store é o maior disseminador de app maliciosos, aponta pesquisa

Visitar as lojas de aplicativos oficiais tem como objetivo oferecer aos consumidores uma garantia de que o que estão comprando e baixando é seguro. No entanto, nem sempre é o caso na Google Play Store para aplicativos Android.

Como relata a ZDNet, um estudo acadêmico recente realizado em colaboração com o Grupo de Pesquisa NortonLifelock e o Instituto de Software IMDEA, revela que a Play Store oficial é a principal fonte de aplicativos maliciosos e indesejados.

O estudo descobriu que 87% de todas as instalações de aplicativos vieram da Google Play Store, mas 67% das instalações de aplicativos maliciosos também se originaram da loja do Google.

Isso não quer dizer que a Play Store carece de segurança para impedir aplicativos maliciosos, mas o tamanho e a popularidade da loja do Google significam que qualquer um que passar pela fiscalização alcançará um público muito amplo.

Como o estudo explica, “No centro de nossas medições estão os registros de reputação que, ao longo do período de quatro meses entre junho e setembro de 2019, capturam a presença em dispositivos Android 12M de aplicativos 7.9M (APKs de 34M) e quem-instala- quem relacionamento entre aplicativos.”

App maliciosos no Google Play Sorte

Esses dados foram fornecidos pelo NortonLifeLock na forma de dados de telemetria. O estudo conclui: “Identificamos que entre 10% e 24% dos dispositivos dos usuários encontram pelo menos um aplicativo indesejado. Revelamos que o mercado Play é de fato o principal vetor de distribuição de aplicativos tanto de aplicativos benignos quanto indesejados, embora tenha o melhor defesas contra aplicativos indesejados”.

E que, “Surpreendentemente, os aplicativos indesejados podem sobreviver à substituição do telefone dos usuários devido ao uso de ferramentas de backup automatizadas”.

Google Play Store é o maior disseminador de app maliciosos, aponta pesquisa
Foto: Agencia Brasil

Vale salientar que é um lembrete de que, se você apenas fornecer seus aplicativos por meio do Google Play Store, ainda há uma boa chance de encontrar software malicioso ou indesejado. Sua melhor defesa é uma boa solução de segurança Android, além de reservar um tempo para ler as avaliações e fazer uma pequena pesquisa antes de decidir permitir o acesso de um novo aplicativo ao seu dispositivo. É uma forma simples, mas pode evitar dores de cabeça!

O que você achou deste artigo?