Google Meet lança recurso que transcreve conversas online em tempo real

O Google Meet está lançando diversos recursos nos últimos meses a fim de facilitar a vida de seus usuários. A última novidade foi a chegada de uma extensão com a capacidade de transcrever o que os participantes falam durante os encontros em tempo real.

Com possibilidade para download para Google Chrome, o add-on feito pela Otter.ai emprega inteligência artificial (IA) para alterar a voz das pessoas da chamada em texto. Depois da instalação do recurso, o usuário necessita fazer uma conta também na Otter.ai para tirar proveito desta ferramenta.

Quando está acionada, a extensão consegue fazer o reconhecimento de todos os integrantes de uma reunião e transcreve todas as falas para um arquivo de texto. O documento gerado pela extensão ainda pode ser editado e alterado, bem como compartilhado entre os participantes.

No entanto, essa solução somente está disponível no idioma inglês, conforme a descrição da página oficial do recurso. A tendência é que novos idiomas sejam adicionados ao recursos com o passar do tempo.

Nova ferramenta do Google Meet já está no Zoom

É importante frisar que essa solução já está integrada ao programa de conversas Zoom, o grande concorrente do Google Meet na atualidade. O Zoom conta com essa extensão desde o mês de abril do ano passado.

Nas suas plataformas de conversação, todavia, a inteligência artificial tende a cometer algumas falhas ao longo da reunião. Portanto, o ideal é sempre prestar a atenção e procurar revisar as transcrições feitas unicamente por essa ferramenta.

Google Meet lança recurso que transcreve encontro em tempo real

Além disso, essa solução também pode disponibilizar legendas em tempo real durante as chamadas. Isso significa que além de ser uma possibilidade para transcrever tudo o que foi dito durante o encontro virtual, esse mecanismo também pode aprimorar a questão de acessibilidade nas conversas pela internet.

O Google já fornece o suporte para legendas em tempo real no seu software em algumas línguas e contará com suporte para a função em português em breve, conforme comunicado da empresa de tecnologia.

Autor:

O que você achou deste artigo?