Google Meet anuncia que contará com legendas em português em 2021

O Google Meet, software para conversas e videoconferências, anunciou que vai passar a contar com um suporte para novas línguas na ferramenta destinada a legendas em tempo real. A ferramenta em português do Brasil, francês, alemão e espanhol deve ser disponibilizada para todos os usuários da plataforma a partir do começo do ano.

De acordo com a empresa, a novidade tende a ser liberada tanto para os usuários das versões pagas quanto das versões gratuitas para iOS ou Android. Recentemente, o Google assegurou a informação, que já estava sendo especulada em alguns veículos de comunicação especializados em função do vazamento de código do aplicativo para Android.

Vale salientar que o Google Meet terá indicadores de como o Live Caption precisa ser programado. Conforme a configuração achada pelo XDA Developers, a pessoa terá de selecionar qual a língua será usada pelos integrantes dos bate-papos para que o sistema mostre as legendas de maneira simultânea.

Além disso, o Google já iniciou a atuar com a ferramenta de Live Caption no Android 10 e o recurso de acessibilidade já consta em vários problemas e aparelhos da empresa. Os celulares da marca Pixel, por exemplo, já tem a capacidade de carregar as legendas até mesmo em ligações telefônicas.

O principal problema da ferramenta de legendas em tempo real se refere ao suporte restrito para novas línguas. Como o Google Meet passou crescer consideravelmente em função das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus devido ao trabalho a distância, a previsão é que o suporte para as legendas dos novos idiomas não leve muito tempo para ser disponibilizada na plataforma de reuniões virtuais.

Crescimento do Google Meet em 2020

Vale salientar que a plataforma chegou a apresentar um auge de mais de 600 milhões de usuários em uma única semana no segundo trimestre de 2020 e recebeu mais de 3 milhões de novos usuários no mês de abril. Sendo assim, a empresa detentora da ferramenta de videoconferências optou por aumentar o prazo de reuniões sem limite de tempo.

Google Meet anuncia que contará com legendas em português em 2021

Essa liberação atinge até mesmo os usuários gratuitos e deve se estender até 31 de março de 2021, anteriormente o prazo deveria se encerrar no decorrer do mês de setembro. Conforme a companhia, o intuito é seguir auxiliando a todos a manterem contato de maneira profissional ou social, neste momento de isolamento social.

“Não importa que tipo de reunião você está tendo, acreditamos que as pessoas devem ser capazes de usar os melhores serviços possíveis para se conectar, a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirmou Javier Soltero, vice-presidente e diretor geral do G Suite na ocasião do anúncio.

O que você achou deste artigo?