Forbes coloca brasileira na lista de 100 mulheres mais poderosas do planeta

A diretora executiva de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, está na 77ª colocação entre as 100 mulheres mais poderosas do planeta, de acordo com lista divulgada pela revista norte-americana Forbes. Andrea é a única brasileira na lista, pelo segundo ano seguido.

A lista é encabeçada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A ativista sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, fecha o “Top100” da Forbes, que ainda inclui vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, na terceira posição, atrás da chefe do Banco Central Europeu, a francesa Christine Lagarde. A Forbes articula essa lista peal 17ª vez, enquanto Merkel está no topo por uma década inteira.

Engenheira de produção, com MBA em finanças e em gestão, a diretora da Petrobras trabalhou por 25 anos na mineradora Vale, antes de ser escolhida pelo Conselho de Administração da Petrobras, em 2019, para a Diretoria Executiva de Finanças e RI da empresa.

No decorrer de 2015 a 2018, ela atuou como chief financial officer (CFO) da Vale Canada em Toronto, desempenhando posteriormente a função de gerente executiva de Tesouraria Global da empresa.

Atuação de Andrea Marques de Almeida na Petrobras

Conforme a Forbes, na Diretoria de Finanças, Andrea Marques de Almeida divulgou, no último ano, o projeto de comercialização de ativos da Petrobras, que projeta arrecadar cerca de US$ 20 bilhões para a companhia.

Questionada sobre sua entrada na Petrobras, ela comentou que terminaria a sua trajetória profissional na Vale, onde persistiu por 25 anos, quando recebeu a indicação para atuar como CFO da Petrobras. “Tudo que vinha sendo feito na Petrobras era muito sólido. E, de fato, eu já sou apaixonada pela empresa”, afirmou.

Forbes coloca brasileira na lista de 100 mulheres mais poderosas do planeta
Foto: Agencia Brasil

Andrea Marques de Almeida frisou que o setor de relações com investidores é um universo totalmente novo. “Além de a agenda ser muito positiva, temos que construi-la com transparência e credibilidade para o investidor. Queremos ser realistas e entregar tudo que prometemos. É muito legal fazer parte dessa transformação que está acontecendo na empresa.”

As dez mais da Forbes

Conforme a Forbes, as mulheres que integram a lista anual das 100 mais poderosas do planeta vêm de 30 países e contam com dez chefes de estado, 38 CEOs e cinco celebridades.

A lista, pela ordem, é a seguinte:

  1. Angela Merkel, chanceler da Alemanha;
  2. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu;
  3. Kamala Harris, vice-presidente eleita dos Estados Unidos;(EUA)
  4. Ursula von der Leyen, alemã, presidente da Comissão Europeia;
  5. Melinda Gates, americana, copresidente da Fundação Bill
  6. Melinda Gates; Mary Barra, americana, diretora executiva da General Motors;
  7. Nancy Pelosi, americana, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA;
  8. Ana Patricia Botín, espanhola, presidente do Conselho de Administração do Santander;
  9. Abigail Johnson, americana, diretora executiva da Fidelity Investments;
  10. Gail Boudreaux, americana, diretora executiva da empresa de seguros Anthem.

O que você achou deste artigo?