Google cria novo sistema notificações contra invasões de contas

O Google criou uma nova maneira de alertá-lo sobre possíveis ataques em sua conta de usuário. Ao contrário de uma mensagem de e-mail, o alerta pode aparecer diretamente em qualquer aplicativo do Google que você esteja usando como sua própria notificação exclusiva.

Quando você clicar nele, o Google dirá que é possível que um hacker tenha invadido sua conta. Você pode então bloquear o acesso e inicializar o invasor em potencial.

 “Quando detectamos um sério problema de segurança da Conta do Google, exibiremos automaticamente um alerta no Google app que você está usando e o ajudaremos a resolvê-lo – não há necessidade de verificar o e-mail ou os alertas do seu telefone”, escreveu o vice-presidente do Google, Rahul Roy- Chowdhury em uma postagem do blog.

“Os novos alertas são resistentes a spoofing, então você sempre pode ter certeza de que eles estão vindo de nós”, acrescentou. “Começaremos um lançamento limitado nas próximas semanas e planejamos uma expansão mais ampla no início do próximo ano.”

De acordo com o The Verge, os novos alertas chegarão primeiro para usuários iOS. O redesenho se baseia nas proteções atuais do Google, que já podem usar notificações push do Android para alertá-lo sobre logins não autorizados em sua conta.

Notificações do Google por email

Além disso, o Google usará mensagens de e-mail para informar aos usuários sobre tentativas de login suspeitas que foram evitadas. No entanto, os alertas baseados em e-mail podem ser facilmente esquecidos quando aparecem na caixa de entrada do usuário ao lado de vários outros e-mails.

O outro problema são os hackers, que também podem criar alertas de e-mail falsos fingindo ser a empresa. Isso aconteceu durante a corrida presidencial de 2016, quando suspeitos de hackers russos atacaram os assessores de Hillary Clinton com mensagens de e-mail falsificadas do Google, avisando-os que suas senhas haviam sido roubadas.

Google cria novo sistema notificações contra invasões de contas
Foto: Divulgação

As mensagens falsificadas pediam aos assessores que mudassem suas senhas clicando em um link, mas, ao fazer isso, os hackers conseguiram acesso às suas contas do Gmail.

A equipe de segurança da gigante da está bem ciente da ameaça de phishing. Como resultado, a empresa está experimentando colocar “emblemas” na caixa de entrada do Gmail para distinguir as mensagens oficiais da empresa.

“Portanto, definitivamente espero ver um diferencial surgindo, ou canal, sendo disponibilizado para notificações de segurança para torná-las muito, muito mais difíceis de perder”, acrescentou Jonathan Skelker, gerente de produto do Google.

O que você achou deste artigo?