Ferramentas do Google sofrem com instabilidades nessa segunda-feira

Os brasileiros que trabalham ou estudam a partir de alguma ferramenta do Google sofreram com instabilidade nos serviços neste começo de semana. Algumas das principais soluções tecnológicas da companhia de web ficaram fora do ar ou bastante instáveis ao longo desta segunda-feira, 12. A lista de problemas engloba o Google Drive, o Docs e o Google Classroom.

As reclamações de problemas se iniciaram por volta das 9h30, de acordo com o DownDetector, que apresenta queixas de usuários sobre as falhas em serviços online. O Google Drive é o site mais impactado por instabilidades e registrou mais de cinco mil queixas em função das falhas nos serviços.

Todavia, o principal problema do dia aconteceu quando os usuários necessitavam usar o Google Docs. Enquanto ainda dá para acessar os arquivos, o site apresenta uma falha ao exibir novos documentos. “O Documentos Google encontrou um erro. Tente recarregar esta página ou voltar novamente em alguns minutos”, informou a plataforma.

Além disso, o Drive e o Classroom, o serviço empresarial e o G Suite também estavam instáveis e com falhas para cópia de arquivos, o que pode impactar organizações que utilizam a estrutura do Google.

Por enquanto, a empresa de internet optou por não se manifestar de maneira oficial sobre a questão, só que tende a encaminhar uma nota oficial para explicar a situação caso seja muito grave, como já aconteceu em outras situações.

Instabilidade geral nos serviços do Google

Se o Google não apresentou uma avaliação para os seus usuários, algumas possibilidades indicaram que a falha pode ter sido generalizada. Conforme as informações do IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que cobre pontos de interconexão de redes (PIXes), o fluxo em datacenters de provedoras está significativamente baixo nesta segunda-feira em áreas metropolitanas.

Ferramentas do Google sofrem com instabilidades nessa segunda-feira
Foto: Agencia Brasil

Outras companhias também tiveram registros de queixas no DownDetector ao longo desta segunda-feira, como bancos e plataformas de pagamento digital em função de problemas no aplicativo PIX. Todavia, ainda não ocorreu uma comprovação entre as dificuldades técnicas relatadas pelos internautas brasileiros neste começo de semana.

O que você achou deste artigo?