Reino Unido e Brasil fecham acordo de parceria para inovação digital

O Brasil e o Reino Unido anunciaram recentemente a assinatura de um memorando de entendimento para alavancar a colaboração no setor de inovação digital. Em nota oficial, o Ministério da Economia esclareceu que o país do continente europeu começará a ajudar de maneira sistemática no desenvolvimento de estratégias e na aplicação de soluções para otimizar os serviços públicos nacionais.

 “Na prática, a digitalização, a transparência, a governança de dados, a inovação e a acessibilidade serão enfatizadas”, consta na nota oficial da pasta.

De acordo com informações da Agencia Brasil, a documentação foi assinada pelo secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e a encarregada de Negócios da Embaixada Britânica, ministra-conselheira Liz Davidson.

“O Reino Unido está nas primeiras colocações nos rankings de governo digital da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e adotou uma estratégia bem-sucedida de centralização de canais, que foi uma das inspirações para a construção do nosso gov.br”, ressaltou Monteiro, na nota.

Portal do Governo Federal

Vale salientar que o portal único do governo federal, o Gov.br, já conta com mais de quatro mil funcionalidades, sendo que 65% podem ser requisitadas unicamente por forma online. Além disso, esse memorando de entendimento possui validade até o mês de março de 2023.

Reino Unido e Brasil fecham acordo de parceria para inovação digital
Foto: Agencia Brasil

Conforme dados do Ministério da Economia, entre as medidas de colaboração programadas para esse período estão: fornecer qualificação no setor de inovação, digitalização, gerenciamento público e planejamento governamental com foco em assuntos de governança de informações e acessibilidade, integrar a estruturação de soluções de digitalização e compartilhamento de conhecimento no país.

Inovação digital e acordos do Brasil

É importante frisar que esse tipo de colaboração visando acelerar a transformação digital não foi o primeiro assinado pelo Brasil. O país também tem um acerto de cooperação parecido em vigência com outro país europeu, a Dinamarca.

O que você achou deste artigo?