Boas notÃcias para o comércio eletrônico no mês de novembro. Isso porque a Black Friday e a Cyber Monday renderam mais de 7,72 bilhões de reais na quinta-feira, dia 26 de novembro, a segunda-feira, dia 30, respectivamente.
Vale salientar que essa quantia corresponde a uma elevação de 27% em comparação com a mesma época do último ano. Ao todo foram, foram 13 milhões de encomendas nesse momento de promoções, uma quantidade de aponta uma ampliação de quase 22% em comparação com o desempenho de 2019.
As informações fazem parte de um estudo realizado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.
Das encomendas feitas em todo o Brasil, a grande maioria ficou concentrada nos estados da região Sudeste, com 61% do total. Na sequência, aparece o Norte, com crescimento de 15,8%, o Sul na terceira posição com 14,7%. A lista ainda conta com as regiões Centro-Oeste, 6%; e a Norte, 2%.
Sobre as campanhas Black Friday e Cyber Monday
Oriunda dos Estados Unidos, a Black Friday acontece depois do tradicional Feriado de Ação de Graças. Hoje em dia, esse alcance é mundial, com boa parte do comércio varejista fornecendo descontos especiais nos últimos dias de novembro.
Em 2005, acompanhando o sucesso de vendas da Black Friday, a Federação Nacional de Varejo dos EUA lançou a Cyber Monday. O intuito era também conceder aos donos de lojas virtuais uma data diferenciada para as suas ofertas promocionais.
Desde então, a ação vem ganhando prestigio ao recorde do mundo e é realizada por estabelecidos ao redor do mundo. Como é tradição na Black Friday, são fornecidos descontos significativos por um perÃodo limitado em inúmeros produtos.
Só que, diferente das vendas da Black Friday em estabelecimentos fÃsicos, a Cyber Monday não possui horário de abertura e encerramento, o que deixa as promoções muito mais tentadoras aos clientes que podem efetuar as compras de qualquer lugar.
Ou seja, o cliente não possui restrição geográfica para aproveitar os descontos da Cyber Monday, podendo comprar de lojas online sediadas em San Diego até São Paulo sem sair de casa.