Black Friday é chance de alavancar vendas para pequenos empreendedores

Mesmo em um ano totalmente incomum, a Black Friday 2020 tende a ser uma das maiores da história para as vendas virtuais. Alavancada pelas restrições em inúmeras partes do Brasil e até do mundo em função da pandemia do novo coronavírus, todas as ocasiões comemorativas obtiveram números altos no ecommerce, neste ano, em comparação com os anos anteriores.

De acordo com pesquisa da Ebit, o Dia dos Namorados contou com uma alta de 91%, acompanhado do Dia das Mães (66%) e pela Páscoa (61%).

No mês de novembro, na Black Friday, a previsão é que esse movimento se consolide e demonstre de novo a relevância da presença na internet de empreendedores de todos os setores da economia.

Tendência de alta para Black Friday 2020

Na visão do analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet, é indispensável se adequar não somente para a Black Friday, bem como para os processos de pós-venda e fidelização da clientela que chegou ao respectivo negócio em função da data comemorativa.

“Sem sombra de dúvida, essa é uma das grandes datas para os comerciantes. Diante do cenário atual, com a pandemia, todas as datas comerciais registraram aumento das vendas online. Com a Black Friday, não será diferente”, declarou Tonet em entrevista ao site oficial do Sebrae.

Black Friday é chance de alavancar vendas para os pequenos negócios
Foto: Divulgação

O analista acrescentou: “É importante se preparar e ter boas ações durante a data, bem como vislumbrar a oportunidade de fazer entregas positivas, de olho também na fidelização dos clientes, com ações que estimulem a recompra”, indica.

Consumidores tendem a iniciar buscas antes da época de promoção

Ivan Tonet pontuou que, nos dias de hoje, há muitos consumidores que já estão procurando se informar e avaliar as mercadorias que irão adquirir e conferir os valores para fazer essa comparação antes e durante a Black Friday.

“A pandemia fortaleceu bastante o ecommerce. Mais que bons descontos, o consumidor busca fazer bons negócios, no sentido da experiência da compra online. Então, vale a pena investir na experiência. Se puder, negocie os valores de frete, personalize a entrega, busque parcerias, envie brindes. Esse é o momento de conquistar e fidelizar o cliente ao seu produto ou serviço”, concluiu.

O que você achou deste artigo?