O empreendedor brasileiro pode se surpreender nas próximas semanas ao receber uma nota com um valor diferente. Isso porque o Banco Central anunciou a produção de notas com o valor de 200 reais nesta quarta-feira, 29. Além disso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) também aprovou a circulação desse novo tipo de cédula.
A nota vai contar com um personagem com o lobo-guará, uma espécie que ficou na terceira colocação em um estudo feito pelo próprio Banco Central sobre quais animais em risco de extinção que poderiam ser representados em novas notas.
A confirmação da novidade foi promovida pelo BC, que realizou uma entrevista coletiva online para dar todos os detalhes do projeto. A diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, pontuou que a criação da nova cédula é uma maneira de a instituição atuar de forma preventiva para a chance de crescimento da demanda pela população por papel moeda.
De acordo com o Banco Central, entre os meses de março a julho de 2020, um dos desdobramentos econômicos da pandemia do novo coronavírus foi a elevação de R$ 61 bilhões no entesouramento de moeda. Isso quer dizer que as cédulas não circularam porque os brasileiros optaram por guardar dinheiro em espécie nas suas próprias residência.
Detalhes do plano de produção do Banco Central
Conforme com a diretora, não há falta de notas no território nacional, só que a instituição financeira compreende que a situação é adequada para a inclusão de uma nova cédula frente a possibilidade de crescimento dessa necessidade.
“Estamos vivendo neste momento um período de entesouramento, efeito derivado da pandemia. O Banco Central nesse momento não consegue precisar por quanto tempo os efeitos do entesouramento devem perdurar”, disse a diretora.
Em entrevista coletiva, a profissional também comentou que a imagem da cédula de 200 reais ainda não está disponível a população porque está sendo submetida a uma etapa final de testes de impressão. Sendo assim, o lançamento está programado para o fim do mês de agosto de 2020.
Segundo as informações da Agencia Brasil, a tiragem neste ano deve girar em torno de 450 milhões de unidades, equivalentes a R$ 90 bilhões. Portanto, os empresários e empreendedores poderão receber ou utilizar essas cédulas em breve, sem se surpreender com a novidade no valor estampado.