HomeAtualização do Facebook pode afetar tráfego para páginas mais antigas

Atualização do Facebook pode afetar tráfego para páginas mais antigas

O Facebook está atualizando sua interface com um novo tipo de notificação que provavelmente prejudicará o tráfego para páginas mais antigas. No futuro, o Facebook notificará os usuários quando eles estiverem prestes a compartilhar um artigo com mais de 90 dias.

Publicidade

A notificação foi criada para oferecer aos usuários a chance de reconsiderar o compartilhamento do artigo. Eles podem voltar à tela em que estavam ou continuar com a postagem. Enquanto 90 dias é o limite para essa notificação aparecer. O Facebook também notará quando o artigo for muito mais antigo.

“Para garantir que as pessoas tenham o contexto necessário para tomar decisões informadas sobre o que compartilhar no Facebook, a tela de notificação aparecerá quando as pessoas clicarem no botão Compartilhar em artigos com mais de 90 dias, mas permitirá que as pessoas continuem compartilhando se decidirem um artigo. Ainda é relevante”.

Publicidade

Por que o Facebook está fazendo isso?

John Hegeman, vice-presidente de feed e histórias do Facebook, diz que vários meses de pesquisa interna indicaram que a pontualidade de um artigo é fundamental quando os usuários decidem o que ler, confiar e compartilhar.

Este é um caso clássico de uma atualização com benefícios questionáveis ​​para os usuários e um impacto obviamente negativo para os editores. Certamente haverá menos compartilhamentos de artigos “antigos” no Facebook por causa dessa atualização, o que rouba a essas páginas oportunidades de mais tráfego.

Um artigo com 90 dias também não é exatamente uma história antiga. Embora um artigo sobre COVID-19 escrito há 90 dias possa estar severamente desatualizado, nem todos os artigos são irrelevantes após 3 meses.

Publicidade
Facebook
Foto: Visual Hunt

Por pior que isso pareça para muita gente, aparentemente até os próprios meios de comunicação expressaram preocupação sobre as histórias antigas serem compartilhadas como notícias atuais.

O Facebook diz o mesmo em seu comunicado de imprensa: “Os editores de notícias, em particular, expressaram preocupações sobre o compartilhamento de histórias antigas. Alguns editores de notícias já tomaram medidas para resolver isso em seus próprios sites, rotulando com destaque artigos antigos para impedir que notícias desatualizadas sejam usadas de maneiras enganosas. ”

Parece que os empreendedores estão fazendo o possível para impedir o compartilhamento acidental de artigos antigos como notícias atuais. Então, por que isso ainda é um problema no Facebook?

O verdadeiro problema: compartilhar sem clicar

Como o Facebook afirma na citação acima, os editores estão se esforçando para tornar as datas dos artigos mais proeminentes. Se os usuários fossem proativos em verificar as datas dos artigos antes de compartilhar, eu argumentaria que essa notificação não seria necessária.

Infelizmente, não é incomum que os usuários compartilhem conteúdo sem clicar no link primeiro. Portanto, eles não saberiam quando um artigo foi publicado se nunca o analisassem para começar.

Isso se tornou um problema nas mídias sociais que o Twitter também implementou medidas semelhantes. No momento, o Twitter está testando um recurso que alerta os usuários quando eles estão prestes a retweetar um link no qual não clicaram.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais