Aplicativo e modo online WhatsApp ficaram fora do ar no Brasil

O WhatsApp ficou fora de ar por algumas horas nesta terça-feira, 14. O aplicativo não encaminhar ou recebia as mensagens. O problema iniciou no modo online, que continha um alerta de “Conectando ao WhatsApp”. Todavia, a falha também se estendeu ao aplicativo para smartphones.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível”, consta na oficial compartilhada pela equipe responsável pelo aplicativo.

De acordo com a plataforma Downdetector, que acompanha o funcionamento de aplicativos e programas virtuais, o WhatsApp ficou instável no meio da tarde de terça-feira. Além disso, o serviço alcançou um recorde de 16 mil reclamações, sendo a maioria pertencente a usuários de países europeus e da América Latina, incluindo o Brasil.

Conforme os registros nas redes sociais, as principais falhas estão vinculadas a conexão e ao encaminhamento de recados. Por isso, milhares de usuários começaram a desabafar sobre a queda do aplicativo no Twitter.

No app, a mensagem ficava com um símbolo de recado, mostrando que o recado não tinha sido repassado. Já no modo online, o aplicativo apresentava a mensagem “Conectando ao WhatsApp”. Enquanto os usuários que estavam conectados na hora da falha salientaram que o app desconectou sozinho e deixou de carregar o QR Code para fazer login novamente.

Aplicativo e modo online WhatsApp ficaram fora do ar no Brasil
Foto: Visual Hunt

No Google Trends, mecanismo utilizado para monitorar as pesquisas na rede mundial de computador, também ocorreu um crescimento nas buscas vinculadas as falhas no app. No momento, essa ferramenta apresentou uma elevação nos termos: “WhatsApp fora do ar 2020”, “instabilidade WhatsApp”, WhatsApp Web fora do ar” e “WhatsApp parou”, entre outros.

WhatsApp x Telegram

Ao longo desse período de instabilidade do aplicativo, o Telegram acabou entrando nos Trends do Twitter com aproximadamente 84 mil citações. Muitos internautas brincaram alegando que iriam se transferir para o aplicativo russo.

Apesar disso, o app também chamou a atenção na mídia social, que registrou mais de meio milhão de postagens sobre o erro. A falha no serviço de troca de mensagens em tempo real voltou a normalidade no começo da noite da terça-feira, mas a empresa não deu muitos detalhes sobre a origem da falha.

O que você achou deste artigo?