A Microsoft está colocando o Internet Explorer (principalmente) fora do seu planejamento em 2022, quando a empresa encerra o suporte para o navegador antigo. A empresa anunciou a data oficial de aposentadoria: “Com o Microsoft Edge capaz de assumir essa responsabilidade e muito mais, o aplicativo de desktop Internet Explorer 11 será aposentado e ficará sem suporte em 15 de junho de 2022, para determinadas versões do Windows 10. “
Nesse ponto, o aplicativo de desktop IE11 será desabilitado e redirecionado para o Microsoft Edge, acrescentou a empresa em um FAQ sobre o desligamento. Lançado originalmente em 1995, o muito difamado Internet Explorer há muito tempo é irrelevante no mercado de consumo atual. Atualmente, ele detém mÃseros 3,8% do espaço do navegador do desktop. O Chrome do Google domina com quase 70% de participação.
Mas, surpreendentemente, a Microsoft continuou agregando o Internet Explorer 11 no Windows 10, mesmo com a empresa promovendo fortemente o Edge para os consumidores. Isso ocorre porque muitos softwares ou sites corporativos mais antigos só funcionam com o IE. De acordo com uma pesquisa comissionada pela Microsoft, as empresas usam em média 1.678 aplicativos legados.
No entanto, no ano passado, a Microsoft começou a sinalizar o fim do Internet Explorer ao anunciar que os aplicativos de escritório do Microsoft 365 não seriam mais executados no navegador a partir de agosto de 2021.
Em um vÃdeo, a Microsoft também disse que 99,7% dos aplicativos são compatÃveis com as versões mais recentes de seus produtos. Para aplicativos que não funcionam, Redmond está incentivando as empresas a entrarem em contato com a empresa e prometendo que seus engenheiros resolverão o problema “sem custo adicional”.
Internet Explorer seguirá disponÃvel para os usuários
Se você precisa do navegador, a boa notÃcia é que o Internet Explorer 11 permanecerá disponÃvel para usuários do Canal de Manutenção de Longo Prazo do Windows 10 e por meio dos aplicativos de desktop do Explorer 11 do Servidor. Além disso, a empresa planeja continuar a oferecer suporte ao mecanismo MSHTML Trident por trás do IE11.