Nesta terça-feira, o Youtube passou a encaminhar um comunicado oficial para os criadores de conteúdo brasileiros. A nota, via email, avisa que uma parte da renda deles será tributada. De acordo com o comunicado da empresa, norma deve entrar em vigor a partir do mês de junho de 2020.
Segundo a mensagem alerta a “Google precisará deduzir tributos dos pagamentos de criadores de conteúdo fora dos EUA para cumprir as leis do país”. O comunicado ainda salienta que nos próximos dias deverão ser solicitados dados extras na plataforma de Adsense para os produtores de conteúdo.
Se essas informações não forem cedidas, a Google frisou que vai precisar deduzir até 24% dos valores em todo o planeta.
Impacto na comunidade de criadores de conteúdo do Youtube
Um dos primeiros a se manifestar sobre a questão foi o influenciador Felipe Neto, que possui um dos maiores canais brasileiros no Youtube. Conforme Neto, é “grande a chance” do novo imposto corresponde a uma quantia bem pequena. Ele acrescentou que o Youtube começará a recolher impostos segundo quantas pessoas dos Estados Unidos conferem os vídeos dos brasileiros.
Neste caso, Felipe Neto deu exemplo que apenas 1,5% de sua receita do mês de fevereiro foi gerada por usuários assistindo a publicidade nos vídeos dos Estados Unidos. “Então 1,5% do meu adsense será tributado pelo YouTube… Em algo que varia entre 0% a 30%”, afirmou.
Ele ainda afirmou que é necessário fazer o preenchimento do cadastro encaminhado pela companhia, preferencialmente, com ajuda de profissionais de direito. Já que o descumprimento dessa regra pode gerar deduções de 24% na renda.
O TecMundo, site especializado em informações de tecnologia e jogos eletrônicos, tentou entrar em contato com o Youtube para saber mais detalhes sobre essa nova tarifa, só que a plataforma não atendeu a equipe de reportagem até o fechamento da matéria.