A primeira semana útil do novo ano começou de maneira complicada para quem necessita contar com alguns serviços especÃficos do Gmail. Inúmeros usuários apontaram instabilidade na plataforma de e-mails do Google nesta segunda-feira, 4 de janeiro de 2021.
Entre as queixas dos internautas no portal Down Detector, há muita lentidão na utilização do recurso, com complicações para efetuar o login e encaminhar novas mensagens para outras pessoas. Ou seja, o envio e a entrada no Gmail apresentaram instabilidade ao longo do dia.
No entanto, o Gmail não foi a única ferramenta a contar com problemas neste primeiro útil do ano. O comunicador Slack também estava com muitos problemas para uma boa parte dos seus usuários, com um alerta de falha em seus servidores quando se tentava conectar a ferramenta.
Vale salientar que o Slack passou a apresentar erro ao meio-dia no horário de BrasÃlia, interrompendo o carregamento de conversas e threads. Posteriormente, o serviço ficou totalmente inacessÃvel, exibindo somente um comunicado de falha na conexão com os seus servidores.
Para quem não conhece, o Slack é uma plataforma proprietária de comunicação comercial criada pela companhia norte-americana software Slack Technologies. O Slack fornece muitos recursos no estilo IRC, incluindo salas de bate-papo organizadas por tópico, grupos privados e mensagens diretas.
Relevância dos serviços do Gmail
Muita gente até pode considerar que o email é uma ferramenta ultrapassada, mas é algo indispensável para inúmeras atividades online. Por exemplo, o conjunto de serviços da G Suite, do Google, passou a casa dos dois bilhões de usuários ativos no final de 2019. A informação foi anunciada pelo executivo responsável pelo produto, Javier Soltero, em entrevista ao site Axios.
A suÃte é formada pelo Gmail, Google Agenda, Hangouts (Chat e Meet), Google Sites, Keep, Google Drive e o pacote de aplicativos Documentos, Planilha, Apresentações e Formulários. No entanto, o executivo não especifico quantos usuários utilizam assinaturas pagas ou quantos optam somente pelo Gmail ou outra ferramenta gratuita.
É importante lembrar que esse pacote do Google possui como grande concorrente o Office 365 da Microsoft, que é formado pelos famosos: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc. – com cerca de 200 milhões de assinantes, segundo dados divulgados pela empresa em outubro de 2019.