O Twitter está levando os tweets de voz para o próximo nível com salas de bate-papo de áudio experimental “focadas na intimidade da voz humana”, disse a empresa. A função chamada “Spaces” está sendo lançado inicialmente para um pequeno grupo de usuário, no qual os componentes poderão criar interações com os seguidores e outros seguidores.
“A voz humana pode trazer uma camada de conectividade ao Twitter por meio de emoção, nuance e empatia muitas vezes perdidas no texto”, escreveu a equipe do Spaces em um tópico de tweet. “Às vezes, 280 [caracteres] não são suficientes e a voz dá às pessoas outra maneira de entrar na conversa.”
Os administradores contam com controle total sobre aqueles que podem ou não se pronunciar no seu “espaço”. O Twitter também está experimentando ações parecidos a gestos, transcrições ao vivo, compartilhamento de tweets e a capacidade de denunciar e bloquear pessoas.
“Nosso novo experimento une as pessoas para se conectar diretamente em um espaço íntimo e de conversação. Imaginamos os melhores espaços para dar a sensação de um jantar bem organizado”, disse a empresa. “Em um jantar bombástico, você não precisa conhecer todos para se divertir, mas todos se sentem confortáveis à mesa. Queremos que o Spaces tenha essa sensação mágica também”, consta no comunicado oficial.
Novidades recentes apresentadas pelo Twitter
O recurso parece semelhante ao Clubhouse, um aplicativo de chat exclusivo para convidados popular no Vale do Silício. O Twitter já vem experimentando ferramentas baseadas em voz; em junho, introduziu “a mensagem de voz”, que permite que as pessoas enviem áudios, com o intuito de dar um toque mais humano a toda a experiência da plataforma.
Os usuários do Apple iOS podem acessar o recurso ao escrever um tweet; simplesmente digite algumas linhas de texto explicando sua mensagem de voz e pressione o ícone “comprimento de onda” na parte inferior da tela para iniciar a gravação. Cada tweet captura até 140 segundos de áudio.
O Twitter mais tarde se desculpou por não levar em consideração as necessidades dos deficientes visuais, surdos ou com deficiência auditiva ao lançar tweets de voz. A empresa disse que corrigiu “vários problemas”, incluindo tornar as postagens de áudio “identificáveis na linha do tempo”.
Além disso, a empresa também está trabalhando para melhorar a interação na plataforma. Ao Twitter agora está testando um novo recurso conhecido como “prompts de humanização”, que exibirá os interesses compartilhados e seguidores mútuos das contas com as quais você está interagindo.