Com as diretrizes de isolamento social ainda vigentes no Brasil e em diversos locais mundo a fora, o Zoom segue como um dos programas mais usados tanto para questões profissionais quanto para facilitar o ensino escolar. Por isso, o aplicativo está buscando aprimorar os seus mecanismos de segurança no dia a dia.
Afinal, muita gente confiança nesse processo de videoconferência até como uma maneira de reduzir a distância de amigos e familiares nesse momento de incerteza.
Entretanto, os perfis no software ainda podem ser mais seguros. A introdução da autentificarão de dois fatores (2FA) para todas as contas tende a aprimorar ainda mais esse aspecto.
O Zoom visualiza 2FA como oferecendo uma série de benefÃcios além de apenas mais segurança. Para organizações em particular, o programa diz que permite maior conformidade, gerenciamento de credenciais mais fácil e custos reduzidos.
Como o recurso 2FA é gratuito, a Zoom acredita que será um benefÃcio especial para escolas que contam com o seu serviço de vÃdeo para ensino remoto. Antes, eles teriam que pagar por um serviço de logon único separado.
Vale salientar que a camada adicional de segurança pode vir de uma das três fontes. O primeiro é um aplicativo de autenticação como o Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP.
Como alternativa, um código único pode ser enviado via mensagem de texto SMS ou uma chamada telefônica.
Como ativar o novo processo de segurança do Zoom?
Para usar o 2FA, ele precisa ser habilitado para uma conta. Isso pode ser feito entrando no Zoom Dashboard.
Navegue até Avançado> Segurança no menu e ative a opção “Sign in with Two-Factor Authentication”.
Três opções estarão disponÃveis: todos os usuários, usuários com funções especÃficas e usuários pertencentes a um grupo especÃfico.
Selecione o mais apropriado para o seu caso de uso e clique em “Salvar” para confirmar as novas configurações.
Depois disso, um código será exigido como uma segunda forma de identificação para qualquer pessoa que entrar nessa conta do Zoom.