O Twitter disponibilizou o recurso experimental de “configuração de conversa” para todos os usuários, tanto para dispositivos móveis quanto para computadores.
A empresa lançou a função pela primeira vez em maio para ajudar a impedir o assédio na plataforma. E, aparentemente, a rede social gostou dos resultados.
“Às vezes, as pessoas ficam mais à vontade para falar sobre o que está acontecendo quando podem escolher quem pode responder”, escreveu a diretora de gerenciamento de produtos do Twitter, Suzanne Xie, em um blog. “Vimos pessoas usarem essas configurações para ter conversas que antes não eram possíveis.”
“Ao evitar respostas indesejadas, os usuários terão mais facilidade para continuar conversas significativas na plataforma”, acrescentou Xie. “Você notará a opção quando começar a escrever um tweet. Um ícone abaixo permitirá que você controle as respostas ao seu tweet com três opções: todos podem responder, apenas as pessoas que você segue ou apenas as pessoas mencionadas no tweet.
“Os tweets com as duas últimas configurações serão marcados e o ícone de resposta ficará vetado para as pessoas que não podem responder”, disse Xie.
“(No entanto) as pessoas que não podem responder ainda poderão ver, retuitar, retuitar com comentários, compartilhar e curtir esses tweets.”
De acordo com Xie, o novo ambiente de conversa tem ajudado os usuários a hospedar entrevistas e painéis no Twitter sem interrupção. Também não houve uma grande reação para contornar a restrição.
“Essas configurações evitaram uma média de três respostas potencialmente abusivas, enquanto adicionavam apenas um Retweet com comentário potencialmente abusivo. E não vimos nenhum aumento nas mensagens diretas indesejadas”, acrescentou ela.
Twitter assegura que mudança não causará censura na plataforma
Uma preocupação é se o recurso pode criar convesas no Twitter ou abrir caminho para a censura. Mas a empresa afirma que a função Retweetar com comentário garante que as pessoas ainda possam opinar sobre um tweet polêmico, mesmo quando as respostas são restritas.
“Visões divergentes ainda podem ser compartilhadas com Retweets com Comentários, que às vezes alcançam um público maior do que o Tweet original”, disse Xie.
“Várias vezes, vimos mais curtidas e visualizações em um retuíte com comentário do que no tweet original, embora o autor do tweet original tivesse mais seguidores”, concluiu.