No período dentro de casa e com a maioria das pessoas isoladas nas suas casas, as redes sociais se tornaram uma válvula de escape, descontração e até trabalho. Sendo assim, os brasileiros aumentaram consideravelmente o tempo de permanência no Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e Pinterest.
Conforme as informações da consultoria Kantar, o Facebook, WhatsApp e Instagram registraram aumento de 40% na segunda quinzena de março. A Associação Americana de Psicologia, em uma publicação referente a questão de isolamento social, classificou a necessidade de quarentena como um perigo a saúde mental.
A partir de uma avaliação de pesquisas cientificas sobre a falta de conexões sociais, esse estudo pontuou que a solidão e o distanciamento social são duas vezes mais prejudiciais a integridade física e mental das pessoas do que a obesidade, por exemplo.
Em um comparativo com as informações atuais, Youtube, Facebook e o app WhatsApp eram as redes mais usadas no primeiro mês deste ano. No entanto, ao avançar para abril, o destaque acabou ficando com o Pinterest.
Nos dias de hoje, a ferramenta social já conta com mais de 38 milhões de usuários somente no território nacional. Além disso, o Pinterest atingiu um nível recorde de interações nas primeiras semanas da quarentena no país, especialmente, na metade do mês de março.
Relevância do Pinterest no mercado nacional
De acordo com Mariana Sensini, a diretora de crescimento do Pinterest para Brasil e para a América Latina, a plataforma jamais registrou um engajamento tão elevado quanto nesse período de distanciamento social.
Segundo Sensini, os principais fatores para esse aumento é a procura por sugestões para lidar com a tensão, atividades para fazer dentro de casa, receitas bem simples e também orientações para conseguir produzir profissionalmente com os filhos por perto.
“Claramente as buscas que mais crescem são aquelas que auxiliam as pessoas em temas relacionados à quarentena. O Pinterest tem se mostrado uma plataforma funcional ajudando as pessoas nesse momento de pandemia de coronavírus”, explicou.
Além disso, a diretora também salientou que um dos principais objetivos do aplicativo é se tornar um instrumento de descoberta visual. “As palavras nem sempre são o suficiente para descrever os desejos e as imagens ajudam nisso”, concluiu.
E, por isso, o Pinterest se apresenta como uma das mídias sociais mais distintas das demais e começa a crescer significativamente no cenário nacional.
Portanto, é uma plataforma que precisa entrar no radar dos empreendedores o quanto antes para agregar valor visual aos seus produtos e serviços e se diferenciar da concorrência.