Twitter
RSS
Facebook

Descubra em qual parte do mundo seu site está hospedado

Algum tempo artás eu tive um problema com uma de minhas hospedagens e na altura fiquei maluco, sem saber o que fazer. Depois de uns dias descobri uma maneira bem interessante de resolver o problema, que teria me deixado bem mais calmo na altura do ocorrido. Então vou compartilhar aqui hoje. Atualmente eu tenho uma conta de hospedagem compartilhada, uma conta de revenda compartilhada e dois cloud servers dedicados.

Essa hospedagem a que me refiro é a primeira da lista e, por sinal, a mais antiga entre as que tenho. Olhando aqui, vi que minha assinatura data de 2002. É uma dessas hospedagens compartilhadas, onde você pode ter vários sites na mesma conta, juntamente com o de outras pessoas.

Eu não gosto muito do suporte deles – é bem lento – mas como o serviço quase nunca sai do ar, com um SLA de quase 100% (Service Level Agreement), tenho pago meus R$173,12BRL anuais sem maiores queixas.

Eu já deveria ter migrado para outro serviço há um bom tempo, pois em minha opinião, suporte é tudo, mas a verdade é que com o passar dos anos você vai acumulando tanta coisa numa conta de hospedagem, que quando chega a hora de mudar de casa, a tarefa não é das mais fáceis e a preguiça acaba batendo.

Até que um dia a casa cai…

Servidores web

Uma hora você vai ter problema com sua hospedagem

 

Pelo visual do site em que eu comprei essa conta (que por sinal é o mesmo desde 2002), “hoje” eu sei que trata-se de uma revenda. Na altura em que eu comprei, claro, eu não sabia.

As revendas de hospedagem são comerciantes que alugam grandes volumes de espaço em servidores de grandes empresas e passam a sublocar esses espaços para pessoas que precisam de volumes menores, para pequenos sites ou blogs. E fica a cargo do dono da revenda dar suporte à esses pequenos clientes.

Eu não vejo problema nenhum em comprar uma hospedagem de um revendedor, mas me sinto bem mais seguro em saber que tenho contato com o “dono dos bois”. Na hora que um servidor der pau, é bem mais fácil saber o que está acontecendo e ter uma previsão de solução se você fala diretamente com quem está do lado do servidor.

Se você usa uma revenda e passa por um problema assim, quando procurar saber o que está havendo, eles vão lhe dizer: “nós também queremos saber”. E certo dia isso aconteceu comigo. Mas foi bem pior… Meus sites simplesmente amanheceram fora do ar e quando fui acessar o site do revendedor para abrir um chamado de suporte, vi que ele também estava fora do ar.

Na hora não achei nada estranho. Já estou acostumado com o fato de que servidores tem pequenas quedas a todo instante. Logo, pensei, daqui a pouco deve estar de volta. E continuei pensando assim pelas próximas 24 horas. Depois disso, no entanto, comecei a ficar preocupado.

Basicamente, nessa conta eu tenho alguns blogs que utilizo para gerar tráfego para negócios que estão noutros servidores. E alguns desses blogs, pelo tempo que já tem, são bem grandes, com muito conteúdo. Se eu perdesse tudo, estava frito.

E cheguei a pensar que estava frito mesmo, pois nos próximos cinco dias, nenhum sinal de meus sites, muito menos do site da revenda, onde tinha um botãozinho que eu tanto queria ver: “entre em contato”. Pra mim estava claro que o revendedor havia fechado as portas e saído do mercado sem dar desculpas, satisfações e tempo para que eu fizesse backup de meus arquivos.

Como descobrir onde seu site está hospedado

Então comecei a vasculhar tudo o que pudesse me levar a descobrir quem era e onde se encontrava esse revendedor, mas não tive muito sucesso. Como quase nunca abri chamados de suporte com eles, não havia muitos registros.

Aí pensei o seguinte: se eu descobrir quem é a empresa que fornece o serviço de host para esse revendedor, posso entrar em contato com eles, explicar a situação e ter meus arquivos de volta. Talvez, quem sabe, até deixe lá mesmo, passando apenas a ser cliente diretamente da empresa “original”.

Mas como saber onde meu site estava hospedado? Com o IP do servidor, talvez eu conseguisse localizar a empresa. Mas como o site estava fora do ar, eu não conseguia descobrir seu IP. Ao abrir o prompt do windows e “pingar” o domínio, não obtinha nenhum retorno.

Eu até dei uma de “João sem braço” e pedi socorro ao suporte de minha outra conta, mas, como eu esperava, me disseram que seria impossível descobrir em que servidor estava hospedado um site fora do ar… E eu fiquei a ver navios.

Resumindo, depois de alguns dias tudo voltou ao normal e eu recuperei meus arquivos. Mas, se você passar pelo mesmo, vá até o whois, descubra as zonas de DNS dos servidores que foram listados no ato do registro do domínio (Domain servers in listed order). Depois vá até o site Utrace.de e faça um busca por esses servidores.

Com um pouco de sorte você descobrirá em que parte do mundo seus arquivos estão. E, claro, se tiver a mesma sorte – e lição – que eu, nunca mais fique sem fazer backups novamente.







2 Comentários para “Descubra em qual parte do mundo seu site está hospedado”

  1. Nilmaicon disse:

    Ola, gostei do post e principalmente da descrição sobre vc kkkkk não precisa publicar o comentário não, ele e apenas para te cumprimentar

    [Responda este comentário]

    Marco Reply:

    Valeu, Nilmaicon.

    Putz! Se você gostou, claro que vou publicar!!! 🙂

    [Responda este comentário]

Deixe seu comentário