HomeZoom estende a criptografia de ponta a ponta para usuários gratuitos

Zoom estende a criptografia de ponta a ponta para usuários gratuitos

O Zoom inverteu o curso e implementará a criptografia de ponta a ponta para usuários pagos e gratuitos, embora os usuários gratuitos precisem enviar um número de telefone celular para ativá-lo.

Isso facilita para o Zoom identificar quem você é, mas a empresa diz que os números de telefone são necessários para ajudá-lo a evitar abusos. “Muitas empresas líderes executam etapas semelhantes na criação de contas para reduzir a criação em massa de contas abusivas”, explicou a empresa em um post.

O recurso de criptografia de ponta a ponta significa que ninguém – incluindo Zoom ou autoridades governamentais – poderá descriptografar os dados da sua sessão de vídeo, a menos que eles possam participar da reunião. As chaves privadas que criptografam os dados do vídeo são armazenadas no seu dispositivo.

Reação negativa na primeira sinalização do Zoom

No início deste mês, o Zoom enfrentou uma reação negativa quando o CEO Eric Yuan disse que a empresa só forneceria criptografia de ponta a ponta a usuários pagos, já que a Zoom estava trabalhando com o FBI e a polícia local para rastrear suspeitos de crimes usando a versão gratuita de seu serviço.

zoom

O consultor da empresa, Alex Stamos, explicou mais tarde que o Zoom está tentando impedir que as pessoas compartilhem pornografia infantil e invadam videoconferências para vomitar discurso de ódio.

Em alguns casos, os usuários hospedam uma sessão de vídeo especificamente para “facilitar abusos realmente horríveis”, acrescentou. “Esses hosts geralmente vêm de VPNs, usando endereços de email descartáveis, criam organizações de autoatendimento e organizam várias reuniões antes de criar uma nova identidade”, disse Stamos.

No entanto, alguns críticos pediram o Zoom por negar o recurso de privacidade a usuários gratuitos. Portanto, a empresa está tentando disponibilizar a criptografia para todos, equilibrando a necessidade de combater abusos. Mas caberá aos usuários decidir se o compromisso vale a pena.

Como ativar a criptografia de ponta a ponta?

Para ativar a função, os usuários gratuitos precisarão apenas enviar seu número de telefone em um processo único. Quando você realiza uma reunião em vídeo, terá a opção de ativar o recurso “E2EE”. Mas você precisará ativá-lo sempre que hospedar uma sessão de vídeo.

O que acontece quando um usuário que não desistiu de seu número de telefone se conecta a uma sessão de vídeo criptografada de ponta a ponta não está claro neste momento. “A empresa ainda está finalizando seu projeto de criptografia de ponta a ponta e compartilhará mais informações mais perto do lançamento do recurso”, disse Zoom à PCMag.

Uma versão beta inicial do recurso de criptografia de ponta a ponta está programada para ser lançada no próximo mês. Por padrão, o Zoom criptografa todas as sessões de vídeo usando o padrão de criptografia de alto nível AES 256 GCM. No entanto, as chaves de criptografia são armazenadas nos servidores do Zoom.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais