Youtube testa com recursos para facilitar compras online na plataforma

O YouTube anunciou uma série de novos recursos para os criadores monetizarem seu conteúdo com gorjetas de “aplausos” e compras integradas.

“Hoje, com o vídeo se tornando uma parte ainda mais importante de nossas vidas diárias, as necessidades dos telespectadores estão evoluindo mais rápido do que nunca”, escreveu o diretor de produtos Neal Mohan em um blog. “Para atender a essas demandas no próximo ano, estamos tentando redefinir como o mundo experimenta o vídeo.”

Seguindo as atualizações anteriores, como um design de desktop atualizado, recursos móveis e página de exibição, a marca de propriedade do Google prometeu mais maneiras de ajudar a conectar os espectadores com seus criadores e conteúdos favoritos.

Começando com capítulos de vídeo automáticos e um redesenho da página inicial do aplicativo de realidade aumentada do YouTube para navegação, acessibilidade e funcionalidade de pesquisa aprimoradas.

A maioria dos vídeos do YouTube é visualizada em dispositivos móveis, mas conforme nossas casas se tornam cada vez mais conectadas, o YouTube está voltando sua atenção para a televisão. Desde seu lançamento, há três anos, o YouTube TV atraiu mais de três milhões de assinantes e mais de 85 redes.

“E há mais por vir, incluindo uma nova opção de add-on que permite aos espectadores assistir aos programas disponíveis em 4K ou baixá-los em seu DVR para assistir offline mais tarde”, anunciou Mohan. “Além disso, esta opção adicionará transmissões simultâneas ilimitadas em casa, para que toda a família possa desfrutar do YouTube TV em várias telas ao mesmo tempo.”

Oportunidades criativas

A maioria das pessoas não tem atenção suficiente para assistir a vídeos longos do início ao fim. Portanto, o YouTube está experimentando shorts “rápidos”. Atualmente em teste beta na Índia, o YouTube Shorts recebe mais de 3,5 bilhões de visualizações diárias em todo o mundo e começará a se expandir para os EUA “nas próximas semanas”.

youtube

Tempo é dinheiro, porém, e os YouTubers trabalharam por muito tempo para transformar sua paixão por vídeos em uma carreira lucrativa. Inspirado pelo sucesso do Super Chat e dos Super Stickers – que permitem aos espectadores comprar mensagens durante as transmissões ao vivo – o YouTube está experimentando uma nova função de aplauso.

Os fãs podem apoiar seus canais favoritos comprando uma animação única de “palmas” que aparece apenas para o criador. Quanto mais você paga, mais elaborado será o seu aplauso. Usuários de desktop e Android na Austrália, Brasil, Índia, Japão, Coréia, México, Nova Zelândia e os EUA podem escolher entre quatro efeitos visuais de palmas diferentes.

Novas soluções de compra diretamente no Youtube

Seguindo a sugestão de outras redes sociais, o YouTube também está construindo oportunidades de e-commerce e testando a versão beta de uma nova experiência de compra integrada que permite aos usuários fazer compras diretamente no site.

As atualizações adicionais incluem mixagens musicais personalizadas, centradas nas atividades e humores do dia a dia; novas ferramentas parentais, incluindo a opção de adicionar vídeos e canais específicos da plataforma principal ao YouTube Kids.

“Juntos, este grupo de produtos vai alimentar ainda mais as ambições dos pioneiros de hoje na economia criativa e suas empresas de mídia de próxima geração”, disse Mohan.

O que você achou deste artigo?